Alunos cadeirantes contam com um importante serviço: vans adaptadas

Atualmente são 81 estudantes atendidos por este serviço especial
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Atualmente são 81 estudantes atendidos por este serviço especial
Atualmente são 81 estudantes atendidos por este serviço especial

Considerando que o transporte escolar de qualidade também é parte importante dentro dos investimentos em Educação, a Prefeitura de Araucária tem trabalhado para possibilitar que alunos cadeirantes recebam um transporte adequado. Nos últimos dois anos, o transporte escolar foi revisto e o município passou a contar com vans adaptadas.

Hoje, já são seis veículos adaptados atendendo aos alunos que precisam. A melhora na infraestrutura possibilita atender a um número maior de estudantes. Em 2013, eram 44 estudantes cadeirantes atendidos em veículos não adaptados (ônibus comuns ou kombis). A partir daí começaram as me­lhorias e hoje já são 81 estudantes beneficiados com veículos adequados e que fazem o transporte direto da casa para a escola (antes eram em duas etapas para os alunos das escolas especiais). O Departamento de Transporte Escolar tem reformulado os trajetos para a­tender às necessidades, mas com economia. O atendimento das vans chega também à área rural do município (Guajuvira, Rio Verde, Roça Velha e Botiatuva, por exemplo).

Moradora do santa Regina e mãe do Cauã, aluno da Escola Municipal de ensino Especial Joelma do Rocio Túlio, Cristiane Piska explica que seu filho utiliza a van adaptada para transporte escolar desde o ano passado e que “agora é outro nível. “Agora eles vêm pegar o Cauã e também o trazem até a porta de casa. Antes tinha que levá-lo e buscá-lo na rua Manoel Ribas [a umas três quadras da residência], chovesse ou fizesse sol. Nem serviço de táxi para cadeirantes tem uma van tão boa quanto esta”, avaliou.

Cristiane lembra que desde quando Cauã tinha um ano e meio de idade ele utiliza o transporte que era um “ônibus adaptado com elevador, mas em péssimos condições”. “Ele vinha amarrado com cordas. Não tinha lugar para a cadeira de rodas dele. Os bebês eram colocados em cesto de vime. Não havia segurança alguma. Nem mesmo os adultos [também com deficiência] tinham cinto de segurança.”, destacou. Com as vans, a mãe conta que a segurança “melhorou 100%”. “Agora a cadeira fica bem travada e ele tem cinto. Eu, como mãe, fico tranquila”, contou.

Cada van tem espaço para até quatro estudantes com cadeiras de roda e possui mais quatro assentos. Um elevador torna a entrada dos alunos com as cadeiras muito mais prática, rápida e confortável; situação bem diferente dos dias em que, segundo a mãe, o elevador do ônibus estragava e a entrada dos alunos [incluindo adultos] “tinha que ser no braço”. “Só sabe o que representa essa melhoria quem passou pelo sacrifício”, comentou Cristiane.

FOTO: Carlos Poly/SMCS

Compartilhar
PUBLICIDADE