Home / CONCURSO DE REDAÇÃO

CONCURSO DE REDAÇÃO

REGULAMENTO

CONCURSO DE REDAÇÃO JORNAL O POPULAR DO PARANÁ – 20 ANOS

 

  1. INTRODUÇÃO

1.1 Trata-se do 1º concurso de produção de texto promovido pelo jornal O Popular do Paraná.

1.2 O concurso acontecerá em escolas municipais e estaduais em Araucária.

1.3 A participação no presente concurso é voluntária e gratuita.

1.4 A produção dos textos deve ser de autoria exclusiva dos alunos inscritos, além de inéditos, sendo que a colaboração e participação de seus educadores deve limitar-se a atividades de apoio e orientação.

1.4.1   Caso o aluno opte em fazer citações em seu texto, deverá haver a devida indicação com direitos autorais (Lei Nº 9.610/98).

 

  1. CATEGORIAS

O concurso aceitará inscrições e validará textos produzidos por alunos que enquadrem-se nestas categorias:

a) Grupo 1: 6º e 7º anos;

b) Grupo 2: 8º e 9º anos;

c) Grupo 3: Ensino Médio.

 

  1. TEMA

3.1 Os Grupos 1 e Grupo 2 deverão discorrer sobre: “A importância da imprensa na sociedade”.

3.2 O Grupo 3 deverá discorrer sobre: “Notícias falsas e o impacto na sociedade”.

 

  1. OBJETIVO

O concurso de produção de texto do jornal O Popular do Paraná, acontecerá em comemoração aos seus 20 anos, fazendo parte de uma série de ações desenvolvidas no ano de 2018. Além disso, o concurso visa o incentivo aos alunos da rede pública no questionamento e expressão de suas opiniões, quanto ao presente tema, o fomento a participação de crianças e adolescentes neste tipo de atividade, bem como reconhecer e divulgar as melhores redações produzidas, sem deixar de lado a dedicação dos educadores envolvidos neste processo.

 

  1. REQUISITOS

As produções de texto deverão atender aos requisitos que aqui constam:

5.1 Devem ser escritas em letra legível com caneta de tinta azul.

5.2 Devem ter entre 25 e 30 linhas.

5.3 Devem ser elaboradas em formato de texto dissertativo.

5.3.1 O texto dissertativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada realidade. Sendo:

a)apresentação do ponto de vista;

b)discussão dos argumentos;

c)análise crítica do tema.

5.4 Devem ser feitas em sala de aula ou em outro espaço da escola, acompanhado pelo professor orientador responsável pelo aluno.

5.5 Deverá ser apresentado Termo de Autorização de Uso de Imagem entre os vencedores.

 

  1. AVALIAÇÃO

Haverá uma Comissão Julgadora composta pela equipe do jornal O Popular do Paraná, por funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e da Rede Estadual de Ensino.

As produções de texto devem atender as normas da língua portuguesa e serão avaliadas a partir do respeito ao tema proposto, ortografia, criatividade, objetividade e clareza.

 

  1. INSCRIÇÕES, ENTREGA, PRÉ-SELEÇÃO E RESULTADOS

7.1 As fichas de inscrições e folhas texto serão enviadas às escolas entre os dias 13 e 17 de agosto através de malote pela SMED (municipal) e setor de documentação escolar (estadual).

7.2 A entrega das produções de texto e as inscrições deverão ser entregues ao professor orientador, no dia e local definido por cada escola, entre os dias 20 e 24 de agosto.

7.3 Entre os dias 27 e 31 de agosto um representante do jornal O Popular irá a cada escola recolher a ficha de inscrição, juntamente com as folhas texto.

7.4 A pré-seleção das redações será feita pela SMED e por professores e/ou diretores da rede estadual. Após esta etapa, os 10 melhores textos de cada categoria (Grupo 1, 2 e 3) serão enviados à equipe do jornal O Popular para a seleção final.

7.5 O resultado será divulgado no dia 25 de setembro, sendo que os textos vencedores serão publicados na edição do dia 27 do mesmo mês do jornal O Popular.

7.6 Haverá evento, a ser divulgado, para a entrega da premiação.

 

  1. PREMIAÇÃO

8.1 Da premiação geral:

8.1.1 Os prêmios são intransferíveis;

8.1.2 O vencedor de cada Grupo receberá o valor de R$ 1.000,00 reais;

8.1.3 Os vencedores de cada Grupo terão seu texto publicado no jornal O Popular do Paraná em espaço exclusivo;

8.1.4 O professor orientador do aluno vencedor de cada Grupo receberá o valor de R$ 500,00;

8.1.5 Os alunos que ficarem em 1º, 2º e 3º lugares em cada Grupo receberão troféu de participação e uma assinatura anual do jornal O Popular do Paraná;

8.2 Os vencedores dos Grupos 1 e 2 receberão uma bolsa de estudos para curso de inglês na escola Rockfeller (não é incluso o material didático).

8.3 O aluno do Grupo 3 que ficar em 1º lugar receberá uma bolsa integral para curso de Educação a Distância na Unicesumar. Já os alunos do Grupo 3 que ficarem em 2º lugar e 3º lugares receberão uma bolsa de estudos de 50% para curso de Educação a Distância na Unicesumar.

8.4Os alunos que ficarem em 2º e 3º lugares dos Grupos 1 e 2 receberão um prêmio surpresa.

8.5 Haverá o sorteio de uma bolsa integral para curso de pós-graduação de Educação a Distância na Unicesumar entre os professores orientadores do vencedor de cada grupo.