Decisão sobre impugnações sai nesta semana

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os quatorze pedidos de impugnação protocolados na Justiça Eleitoral de Araucária só devem ter um desfecho nesta semana. É quando a juíza eleitoral, Maria Cristina Franco Chaves, deve se pronunciar sobre os pedidos.

Nesta quarta-feira, dia 23, o Ministério Público Eleitoral, que estava apreciando os processos, os devolveu ao juízo local. Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Araucária, Yna Honda, o promotor eleitoral deu seu parecer na maioria das ações e elas já estão com a togada.

“Em alguns dos processos o promotor pediu mais esclarecimentos e estão no cartório para cumprir o despacho, o restante já está com a doutora Maria Cristina”, informou.

Agosto
Pela legislação eleitoral, a instância local tem até o dia 16 de agosto para se pronunciar sobre as impugnações. Porém, espera-se que já na próxima semana a juíza Maria Cristina decida sobre os pedidos. Como será uma decisão em primeira instância, os impugnados e quem fez os pedidos podem recorrer da decisão local ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e até ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE).

Ações
Dos quatorze pedidos de impugnação, nove são contra candidaturas majoritárias: quatro contra a candidatura de Albanor José Ferreira Gomes (PSDB); três contra a da deputada Rosane Ferreira (PV); um contra Olizandro José Ferreira (PMDB) e outro contra seu vice, Irineu Cantador (PTB).

As outras cinco ações alcançam os candidatos a vereador Dircélia Aparecida e Jenes Bueno, ambos candidatos do DEM; Wilson Roberto David Mota (PPS); Josué de Oliveira Kersten (PPS) e Francisco Carlos Cabrini (PP).

Compartilhar
PUBLICIDADE