Educação e criatividade andam juntas

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A cada ano, as escolas enfrentam novos desafios para ensinar alunos acostumados ao mundo virtual e à agilidade no recebimento de informações. Por isso, é necessário investir em métodos criativos que prendam a atenção dos estudantes e alcancem resultados positivos. No caso da Escola Municipal Professora Azuréa Busquette Belnoski, por exemplo, as opções escolhidas uniram teatro, motivação e muitas histórias.

De acordo com a professora Silmara Beatriz de Souza, coordenadora de alguns projetos da instituição, as atividades iniciaram no mês de agosto com a apresentação de uma peça criada por uma funcionária da escola. “O espetáculo ‘A Menina do Chapéu Lilás’ foi uma releitura de um dos mais famosos clássicos da literatura infantil, que alegrou a criançada e despertou reflexões profundas a respeito de valores”, conta.

Para aproveitar o tema, os alunos participantes do Projeto Mais Educação também apresentaram o teatro “Superando Diferenças”, no qual analisaram o problema do bullying e do desrespeito. “Sem contar que, em outubro, o Fundamental 2 mostrou seu talento ao abordar o papel do professor na sociedade e tivemos a alegria de receber artistas do Colégio Estadual Tatuquara apresentando um drama de família que emocionou os alunos ao falar de amor, carinho e união no lar”, comenta.

No entanto, a coordenadora garante que esse não foi o único método escolhido pela institui­ção. “Nós também aproveitamos para enfatizar a importância da ingestão de bons alimentos por meio de uma parceria com a empresa Risotolândia e incentivamos os alunos a criarem seus objetivos de vida com uma palestra motivacional apresentada por um ex-atleta”.

Para completar, a escola incentivou a leitura com momentos especiais de contação de histórias e ainda ajudou alunos do 9º ano a vencerem a timidez. “Esses estudantes foram contemplados com um curso de Comunicação e Oratória ministrado pelo Master Treiner em Programação Neurolinguística (PNL) Thiago Rafael”. Então, de maneira bem descontraída, eles aproveitaram para aprender técnicas de expressão corporal e liderança a fim de expressar suas ideias com mais segurança.

Com tantas novidades no meio escolar, Silmara afirma que os resultados foram excelentes para que os educandos aprimorassem seus conhecimentos e tivessem acesso aos bens culturais. “Por isso, agradecemos a todos os que colaboraram”, finaliza.

Texto: Raquel Derevecki

Compartilhar
PUBLICIDADE