Chega de só brincar!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
13690596_1190512367660729_3225939144859872031_n
Foto: Divulgação

Crianças se interessam por práticas que até pouco tempo atrás eram exclusivas dos adultos, como o yoga, a dança do ventre, o hip hop e a fit  dance

Foi-se o tempo em que a rotina das crianças, quando longe da escola, era só brincar. A geração atual está tendo desejos diferentes, quer novos prazeres e sentidos mais diversificados. Hoje falamos de crianças com uma consciência diferente a respeito do mundo, que descobriram que o tempo pode ser preenchido com atividades que antes eram mais praticadas por adultos como o yoga, o hip hop, o jazz, a dança do ventre, a fit dance (aulas baseadas nos mais variados ritmos e estilos musicais), entre outras.

A professora Aurélia C. Zampier, do Studio Yoga&Aerial, observa o crescimento da prática da yoga entre o público infantil. Sim, esta técnica que antes era apenas praticada pelos adultos, hoje também é praticada pelos pequenos. “Seu objetivo essencial é a busca do equilíbrio e da harmonia, e o controle do sentido da disciplina. É uma boa base para uma vida adulta alegre e saudável. O yoga é uma prática positiva na etapa de crescimento das crianças. Através do yoga, elas exercitarão sua respiração e aprenderão a relaxar para enfrentar o estresse, as situações conflitivas e a falta de concentração, problemas tão evidentes na sociedade atual”, exemplifica.

Aurélia lembra ainda que os exercícios do yoga promovem ganho de força e flexibilidade, importantes no desenvolvimento da criança. “É até a pré-adolescência que o grau de elasticidade é definido. Assim, quanto mais a elasticidade for treinada e estimulada na infância, melhor será sua capacidade para alongar os músculos e articulações na vida adulta. Crianças com dificuldades de atenção, concentração, hiperativos ou tímidos são muito beneficiadas com a prática do yoga, além disso, os exercícios  melhoram os hábitos posturais da coluna vertebral e da   respiração”, ressalta.

No Studio Yoga&Aerial o yoga é aplicado de maneira lúdica e divertida, sendo duas aulas por semana, com duração de uma hora cada.

Danças

Outras opções que começam a cair no gosto da criançada são as aulas de hip hop, dança do ventre, jazz e a fit dance. Em Araucária, as modalidades são oferecidas pela Escola de Dança Espaço Estilo, que também tem aulas de ballet, uma dança mais clássica, mas que também explora a riqueza do corpo humano.  “Há séculos o corpo é usado para ocupar espaço e interagir com o outro. E a dança é muito importante para as crianças porque elas ficam mais sensíveis com o mundo e se tornam menos propensas a ter emoções negativas como a raiva, o medo e a solidão. As danças trazem inúmeros benefícios para a saúde”, afirmam as proprietárias do espaço, Arlieta Mansur Ferreira e Juliene Mansur Ferreira.

Elas explicam que o ballet infantil, por exemplo, trabalha todos os músculos do corpo, melhora a respiração e estimula o condicionamento cardiovascular. Já o hip hop, o jazz e a fit dance aumentam a força, a flexibilidade e a capacidade cardiorrespiratória, tonificam os músculos e corrigem a postura. “Os benefícios da dança para a saúde física e mental são inúmeros. Além de alguns já citados temos que salientar que a dança ajuda a desenvolver emocionalmente quem tem pouca idade, combatendo a insegurança e estimulando a conviver melhor em sociedade, colaborando desta forma com a formação da criança”, explicam.

 

Serviço

Se você ficou interessado em uma destas práticas para o seu filho ou filha, seguem os endereços: Studio Yoga&Aerial, Rua Heitor Alves Guimarães, 513, sala 4 – Centro, Fone 8823-4422. Escola de Dança Espaço Estilo, Rua Diógenes Brasil Lobato (rua do Tabelionato Pimpão), 05 – Centro, fones 3642-3334 e 8403-0930.

Kid doing fitness exercises
Foto: Divulgação
Compartilhar
PUBLICIDADE