Karateca de Araucária pode chegar às Paraolimpíadas

A última etapa do Paranaense contou com 14 atletas de Araucária
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Anderson nasceu com paralisia infantil, mas superou suas dificuldades
Anderson nasceu com paralisia infantil, mas superou suas dificuldades

Depois de vencer o Campeonato Brasileiro de Karatê na categoria cadeirante, o atleta Anderson Aparecido da Silva está so­nhando ainda mais alto. “Minha participação nesse torneio foi ótima e eu me tornei um atleta da seleção brasileira. Por isso, vou treinar forte este ano e torcer para lutar nas Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro”, promete.

De acordo com o sensei João Carlin Padilha, o karatê ainda não foi escolhido oficialmente como um esporte olímpico, mas as discussões não terminaram, e o Anderson ain­da tem chance de realizar seu sonho no ano que vem. “Ele foi o primeiro paranaense a conquistar uma medalha de ouro no Brasileiro em sua categoria, e nossa intenção é que ele marque presença nas Olimpíadas e continue sendo um exemplo para tantas pessoas ao seu redor!”, garante.

A última etapa do Paranaense contou com 14 atletas de Araucária
A última etapa do Paranaense contou com 14 atletas de Araucária

Anderson nasceu com paralisia infantil e, sem o movimento das pernas, cresceu com diversas limitações. No entanto, a paraplegia não atrapalhava seu raciocínio e nem diminuía o gosto que tinha pelas artes marciais. “Eu sabia tudo sobre elas e gostava bastante”, conta o jovem que, sempre que podia, ia com suas muletas até o CSU para assistir, de longe, aos treinos de karatê. Por isso, o sensei decidiu convidá-lo para treinar, e hoje comemora o resultado do convite. “Atualmente o Anderson treina, dá palestras em escolas e é um exemplo para muitos, mostrando que todos têm capacidade”, garante.

Karatecas ficam em 5º lugar no Estadual

A pequena Emilly foi um dos destaques da competição com duas medalhas de ouro
A pequena Emilly foi um dos destaques da competição com duas medalhas de ouro

Devido aos custos, a oportunidade de participar das etapas do Campeonato Paranaense de Karatê com um ônibus repleto de atletas trazendo para casa 40, 50 e até 60 medalhas ficou no passado. Este ano, Araucária marcou presença com aproximadamente 20 karatecas por edição e ficou bem longe de conquistar o título geral.

Na terceira e última etapa que aconteceu dia 7 de novembro em Campo Mourão, por exemplo, a cidade contou com 14 representantes e conquistou 11 medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze. “Não é o resultado que estávamos acostumados, mas foi bom pelo número de atletas que competiram. Sem contar que tivemos até a revelação de um novo talento na cidade, que é a pequena Emilly”, conta o sensei João Carlin Padilha. Segundo ele, a garota lutou na categoria 10/11 anos e conquistou duas medalhas de ouro.

Com esses resultados, Araucária ficou na 5ª posição geral da competição, atrás de cidades como Campo Largo e Foz do Iguaçu, e agora se prepara para os próximos desafios como os Jogos Abertos e até uma participação especial nas Paraolimpíadas de 2016.

Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: DIVULGAÇÃO

Compartilhar
PUBLICIDADE