Garotinho surpreende com saltos no hipismo

Dhiego Santos exibindo suas medalhas com o companheiro de saltos Bala no Alvo, e a mãe, Patricia Fontana, orgulhosa com o primeiro troféu do filho
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Dhiego Santos exibindo suas medalhas com o companheiro de saltos Bala no Alvo,  e a mãe, Patricia Fontana, orgulhosa com o primeiro troféu do filho
Dhiego Santos exibindo suas medalhas com o companheiro de saltos Bala no Alvo,
e a mãe, Patricia Fontana, orgulhosa com o primeiro troféu do filho

O araucariense Dhiego San­tos, de 8 anos, vem surpreendendo os familiares e o seu treinador no Haras Manége das Araucárias pela habilidade nos saltos do hipismo. Dhiego começou a praticar o esporte há menos de um ano com o cavalo Bala No Alvo, do haras e, neste período, já foi campeão e recebeu diversas medalhas em provas internas e externas.

Segundo a mãe do garoto, Patricia Fontana, desde bem pequeno Dhiego é apaixonado por animais, em especial por cavalos. “Ele despertou cedo seu interesse pelo hipismo, sempre buscava vídeos na internet. Percebendo isso, resolvi ir em busca dos objetivos dele. De início era algo apenas por hobbie, para saciar a sua paixão, o que não sabíamos era que, com apenas algumas aulas, o Dhiego se destacaria por sua habilidade no esporte”, contou a mãe, motivada a ir em frente com o sonho do filho.

O pequeno cavaleiro está treinando de forma mais intensificada há seis meses, realizando aulas duas vezes por semana. Seu treinador, o professor de hipismo Rodrigo Carvalho, afirma que Dhiego evoluiu muito em pouco tempo e que tem ótimas chances de tornar-se um grande campeão. “Ele é muito sério e concentrado, e o principal, gosta muito do que faz. Me sinto muito orgulhoso por poder passar um pouco do que apren­di a ele”, declarou. E o garoto, também aprova o trabalho do treinador. “Gosto muito dele e adoro vir para o haras. Nunca quero parar”, revelou o cavaleiro, contando ainda que, apesar de ficar um pouco nervoso antes das provas, ama o que faz.

Dhiego já participou de uma prova interna, não oficial, no Haras em que está matriculado na escola de equitação, e ganhou quatro meda­lhas: 3º lugar na prova de 40 cm, 2º lugar na prova de 60cm, 1º lugar na prova de 80cm e 1º lugar na prova show. Sua primeira competição oficial foi no dia 26 de setembro deste ano, na Hípica Jaraguá, em Santa Catarina. “O Dhiego ficou em segundo lugar no salto de 60cm e foi campeão na modalidade de 80cm”. No último fim de semana, participou da última etapa no ranking do Joinvile Country Club, Dhiego ficou em 1º lugar na prova de 60cm, conseguiu o 2º lugar no salto de 90 cm e o quarto lugar na prova de 80 cm.

“Estou muito feliz por ver o Dhiego progredindo dentro deste esporte e por vê-lo cada vez mais apaixonado pelo que faz. Quando ele está montando me sinto realizada ao ver a sua felicidade e dedicação, não consigo nem descrever o nervosismo ao vê-lo competindo”, revela Patricia, que tem planos em investir na carreira do filho, visto que ele realmente parece ter muito futuro no hipismo. Mas, cavalos de raça próprios para o esporte possuem valores altos e, por isso, a mãe comenta que precisa e está buscando patrocínio para alavancar a carreira de Dhiego.

O garotinho mostra que nasceu mesmo para isto, pois começou a saltar já no primeiro dia de aula, surpreendendo a todos. “O Dhi é apaixonado por hipismo, se empenha muito nos treinos e não falta a nenhuma aula. Acho que ele levará este esporte para a vida dele, e, vendo a evolução rápida nos treinos e a sua habilidade com o cavalo, sei que ele tem muito potencial para ser um grande campeão”, destacou Patricia.

O cavaleiro Dhiego Santos mostrando sua habilidade nos saltos
O cavaleiro Dhiego Santos mostrando sua habilidade nos saltos

Sobre o hipismo

Apesar de ser conhecido como esporte para elite, o treinador Rodrigo garante que esta ideia não passa de lenda. “Não concordo com o que dizem, pois estou no meio e sei que existem muitas escolinhas com valores bem acessíveis a todos os bolsos. Quanto aos equipamentos do esporte, exis­tem os muitos caros e os mais em conta, que, dependendo da marca, também são muito bons”, assegurou.

Quanto aos benefícios do esporte, sabe-se que a relação com o cavalo pode proporcionar muitas vantagens para o cavaleiro ou amazona. “O hi­pismo mudou a vida do Dhiego. Fora a realização da sua grande paixão, ele teve muita melhora na saúde. Além disso, está muito mais disciplinado em casa e na escola. Tornou-se uma crian­ça mais alegre, com temperamento mais tranquilo, aprendeu a ouvir mais as pessoas o que melhorou sua capacidade de receber críticas”, contou Patricia Fontana.

Para tornar-se um campeão no esporte, Rodrigo garante que somente muito treino e persistência faz um vencedor. “É preciso ter meta e muito, muito foco. Com dedicação e vontade a carreira certamente fluirá muito bem”, ressaltou.

O Haras Manége das Arau­cárias fica localizado no km 6 da Estrada da Fazendinha. Podem fazer aulas de equitação crianças a partir de cinco anos. Interessados em fazer a inscrição devem entrar em contato através dos números (41) 9109-2730 ou (41) 9987-5588.

Texto: Rafaela Carvalho / FOTOS: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE