App cria rede de segurança nos bairros

Com o aplicativo você pode encontrar ou criar grupos de segurança da sua rua
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Com o aplicativo você pode encontrar ou criar grupos de segurança da sua rua
Com o aplicativo você pode encontrar ou criar grupos de segurança da sua rua

A criatividade de três jovens que fazem parte de uma startup, está ajudando moradores e comerciantes a combater a violência. Há cerca de 8 meses, Guilherme Carneiro (desenvolvedor de software) e Eduardo Vieira (CEO – Negócios), ambos de Curitiba, e Fernando Ienkot (marketing/desing) de Araucária, começaram a desenvolver um aplicativo chamado ViZiN, cujo foco é unir vizinhos interessados em colaborar na segurança do bairro.

“O projeto nasceu em 2015, em um destes eventos de startups que rolam mais em Curitiba nos finais de semana. O Guilherme Carneiro, um dos co-fundadores, lançou a ideia e eu entrei no grupo dele. A ideia era criar um aplicativo para ajudar no combate à violência, como o Vizinhança Solidária, Vizinhos de Olho, Vi­zinhança Segura, Vizinhos com Apito, entre outros, e também os Conseg’s, que em cidades maiores são formados por bairros e iniciativas do tipo”, explicou Fernando Ienkot.

Segundo ele, o aplicativo agrega a tecnologia e deixa mais prático a comunicação destas organizações, além de estimular a formação de novos grupos. “Sabemos de várias iniciativas que ocorrem em grupos de WhatsApp, porém existem muitos problemas como o pessoal sair de foco, conversar ou usar o canal de divulgação para fazer ofertas ou até piadas. Se você fica algum tempo sem abrir o bate papo fica confuso, e você perde a informação principal. Por isso nosso foco são os alertas de segurança, tanto preventivos, como avisos de atitudes suspeitas ou crimes que ocorreram na região”, argumenta Fernando.

Evolução

A ideia foi evoluindo e os três sócios foram convidados a participar de projetos de startup para não deixar o projeto morrer no evento. “Acabamos conhecendo o Eduardo Vieira, que tinha um ideia similar, e unimos forças. Já passamos pela Beta (fantástica casa das startups) e hoje estamos trabalhando no IBQP, Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade”.

Na primeira versão do aplicativo ViZiN, em dezembro de 2015, os criadores fecharam uma parceria com a Associação Co­mercial do Capão Raso, para rodar o projeto piloto. Mais de 70 co­merciantes participaram do grupo de segurança da ACCR no ViZiN. A participação da ACCR e do 13º BPM foi essencial para o desenvolvimento do aplicativo.

Em maio, durante a Exposec, maior feira de segurança da América Latina, foi lançada a nova versão do aplicativo (android + iOS + criação de grupos fechados de segurança) e iniciou a divulgação do ViZiN, com foco ainda em Curitiba. “Queremos aperfeiçoar o app antes de divulgar para todo o Brasil. A previsão do lançamento nacional é para o final desse ano”, explicou Fernando.

Sucesso

Mesmo em fase inicial de divulgação, o aplicativo já atingiu a marca de 500 usuários ativos e cerca de 300 grupos de segurança. Tudo isso com pouco tempo e praticamente nenhuma verba para divulgação, o que mostra como a população está carente por ferramentas que auxiliem no combate à violência.

“Já estamos trabalhando para incluir no aplicativo ferramentas que auxiliem na segurança: acesso à imagens de câmeras de segurança, porteiros virtuais, alarmes comunitários, entre outros. Também temos parceria com empresas de segurança privada e estamos desenvolvendo em conjunto, novos produtos que serão disponibilizados através do ViZiN”.

Serviço

Faça um teste e baixe o aplicativo no seu celular, através dos links
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.vizin (ANDROID) ou https://itunes.apple.com/br/app/vizin/id1111458207?l=en&mt=8 (iOS). se preferir visite o site www.vizin.com.br, blog vizin.com.br/blog ou no Facebook: www.facebook.com/appvizin/?fref=ts

Texto: MAURENN BERNARDO / FOTO: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE