Projeto Guarda Mirim incentiva crianças a buscarem objetivos

As atividades atendem 18 adolescentes entre 12 e 16 anos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

As atividades atendem 18 adolescentes entre 12 e 16 anos
As atividades atendem 18 adolescentes entre 12 e 16 anos

Uniformizados e prontos para enfrentar desafios, os participantes do projeto Guarda Mirim iniciaram suas atividades na última sexta-feira, 28 de agosto, e mostraram que, mesmo jovens, já estão prontos para buscar seus sonhos. “Eu quero ser um guarda quando eu crescer porque quero fazer o bem às pessoas e combater bandidos”, conta Eduardo Cardoso, de 13 anos. “Eu sei que vou aprender muito e fazer grandes ami­zades aqui, então vou conti­nuar e talvez até seguir carreira”, completa Brenda Gulchinsque dos Santos, de 12 anos.

De acordo com o sargento Edvaldo Tonholi de Lima, diretor do departamento de Assuntos Sobre Drogas da Secretaria de Segurança Pública, a iniciativa não tem o foco de formar novos guardas, mas promete ajudar esses pequenos sonhadores a escolherem o caminho certo e alcançarem seus objetivos. “Este é um projeto de inclusão social em parceria com o Instituto Schnorr, no qual trabalharemos a formação de valores dos participantes e os encaminharemos para cursos profissionalizantes com o intuito de afastá-los das ruas e das drogas”, explica.

O projeto é uma parceria entre o Instituto Schnorr e a Guarda Municipal
O projeto é uma parceria entre o Instituto Schnorr e a Guarda Municipal

Para isso, os adolescentes entre 12 e 16 anos participarão de reuniões de segunda a sexta-feira com palestras, bate-papos e até ordem unida. “Inclusive, nossa intenção era que eles desfilassem este ano”, conta o sargento. No entanto, os pequenos poderão se preparar melhor para 2016 e até apresentar sua primeira insígnia conquistada no projeto. “Nós pensamos em uma estrutura interna diferente, em que os participantes ganharão uma graduação a cada ano como se fosse na polícia militar. Isso vai valorizar o participante e incentivá-lo a continuar”, explica Tonholi.

Para Reginaldo Dias Damacena, presidente do Instituto, a ideia é excelente e tem tudo para dar certo. “Lembrando que queremos fazer convênios para que eles consigam ingressar no mercado de trabalho e faremos o possível para prepará-los”, conta o presidente, que realiza esse e outros projetos em uma chácara no bairro Campina da Barra custeada totalmente pela iniciativa privada. “É um espaço completo cedido por empresários que acreditam em nosso trabalho e que não têm medido esforços para que a proposta continue”, informa.

Com patrocinadores assim, adolescentes como Amanda Arantes, de 13 anos, têm oportunidade de participar das atividades e de sonhar com um futuro melhor. “Eu vou sair do projeto pronta para o mercado, e isso será muito legal!”, garante. Mais informações pelos telefones 3552-4726 e 9684-3165, pelo e-mail ong-schnorr@hotmail.com ou no site www.institutoschnorr.org.

Patrocinadores

– Mensageiros da Luz
– Araucar Locação
de Veículos LTDA
– Exclusiva Veículos
– Auto Peças Araucária’s
– Escudeiro Supermercado
– Nutrisul
– Emparseg Vigilância LTDA
– Matos & Portella
– Emparlimp Limpeza LTDA
– Refeições Frederico’s
– Cerro Azul Materiais Elétricos
– Naturágua

Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE