Justiça Eleitoral tira Zezé da disputa pela prefeitura

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A candidatura a prefeito de Albanor José Ferreira Gomes (PSDB) foi impugnada na última terça-feira, dia 29, pela Justiça Eleitoral de Araucária. O pedido de indeferimento da candidatura havia sido feito pelo Ministério Público Eleitoral e por partidos da coligação Araucária na Frente, que tem como candidato à reeleição o prefeito Olizandro José Ferreira.
No despacho de impugnação da candidatura de Zezé, a juíza eleitoral de Araucária, Maria Cristina Franco Chaves, considerou que ele continua inelegível, uma vez que não conseguiu provar que não era um dos sócios do Grupo Mega Cred, que faliu em 2001, lesando algumas dezenas de pessoas. É justamente o fato de ser um dos sócios da Mega que impede Albanor de ser candidato. Acontece que a legislação eleitoral brasileira torna inelegível políticos que sejam proprietários de empresas financeiras falidas.
Disse a magistrada em sua decisão que impede a candidatura de Zezé: “No presente caso a inelegibilidade do impugnado permanece, uma vez que não está comprovado nos autos que tal causa foi cessada, ao contrário, os efeitos da quebra da falência ainda estão ativos em relação ao Sr. Albanor José Ferreira Gomes, não estando exonerado de qualquer responsabilidade”. Ou seja, no entendimento da magistrada, por ainda constar como um dos sócios do grupo Mega, ele permanece inelegível, não podendo – obviamente – ser candidato.
Recurso
A coordenação de campanha de Albanor afirmou que ele irá recorrer da decisão da juíza eleitoral de Araucária. O recurso teria sido impetrado ainda ontem, dia 31, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Prazos
Segundo consta no Calendário Eleitoral, o prazo para que o TRE julgue os recursos que forem submetidos a sua análise é até 6 de setembro. Caso haja apelação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo final para decisões é 25 de setembro, dez dias antes do pleito, marcado para 5 de outubro.

Compartilhar
PUBLICIDADE