Alunas do Petit Ballet do Estúdio Personale apresentam-se ao público

Disciplina, postura, coordenação motora e consciência corporal são alguns dos benefícios do ballet
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Alunas do Petit Ballet do Estúdio Personale apresentam-se ao público
Disciplina, postura, coordenação motora e consciência corporal são alguns dos benefícios do ballet

 

No último dia 30 de setembro e 1º de outubro as alunas do curso Petit Ballet do Estúdio Personale realizaram uma apresentação multiartes no Teatro da Praça, no centro de Araucária. De acordo com a professora, Kamila Siqueira, o espetáculo teve como tema “O mundo da bailarina” e contou com figurinos das princesas da Disney. As alunas das três turmas, tanto do nível iniciante como básico, apresentaram-se e contaram com a participação de outras bailarinas convidadas.

A professora, ex-bailarina do Curso de Dança Moderna da Universidade Federal do Paraná (UFPR), contou que durante o espetáculo, que mesclava a dança com teatro, havia interação das bailarinas com o público. “O foco foi a demonstração das técnicas aprendidas no curso através de sete coreografias com a utilização de figurinos correspondentes às princesas, como Rapunzel, Ariel, Branca de Neve e outras”, comentou.

Segundo Kamila, as alunas do ballet clássico realizam periodicamente apresentações, sendo que a próxima delas acontecerá no dia 29 deste mês, em Curitiba. “As alunas do Básico I irão participar da 6ª Etapa do Circuito Dança Curitiba, que acontecerá no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem”, disse, complementando que as meninas já possuem técnica suficiente para equiparar-se a outros grandes grupos de bailarinas.

O curso de ballet no Estúdio Personale é ministrado há cerca de 4 anos e de lá para cá vem evoluindo ano a ano. Conforme explicou a professora, que dá aulas desde a primeira turma na academia, no começo havia somente a turma da iniciação, visto que ainda tratava-se de um projeto. Com o tempo, e com a demanda crescente, foram criadas outras turmas, sendo divididas para crianças entre 3 e 7 anos e outra para meninas de 7 a 14 anos. “Desde o ano passado, fizemos uma distribuição em três turmas, ou seja, temos hoje duas de iniciação e uma de nível básico”, afirmou. A ideia, segundo a professora, é que no próximo ano o espaço passe de estúdio para escola de dança, desta forma as alunas poderão formar-se bailarinas em torno de 8 anos de curso, contando os níveis básicos, intermediários, acadêmicos e avançados. “Estes níveis, para se ter ideia, não variam muito com a idade, mas tem a ver com o desenvolvimento individual”, apontou.

Quanto às aulas, Kamila contou como elas são ministradas. “Nas turmas das iniciantes, trabalhamos mais a consciência e reconhecimento corporal, junto à flexibilidade e coordenação motora. Já na turma do nível básico, além de todo este trabalho que acontece na iniciação, são trabalhadas com mais ênfase as técnicas, como o treino de giro, em barra, entre outros”, declarou.

Alunas do Petit Ballet do Estúdio Personale apresentam-se ao público
Hoje, o Estúdio Personale conta com 32 alunas do curso de Petit Ballet, que tem como professora, Kamila Siqueira

Já sobre a estrutura, a professora revelou que nos primeiros 15 a 20 minutos de aula é feito um aquecimento; a segunda parte consiste nos princípios do ballet, desde aula de chão, de centro, onde são trabalhados também o equilíbrio, postura e o controle da ponta do pé, e ainda nesta fase da aula há a parte dos locomotores feito em caminhada; já nos minutos restantes é feito alongamento. “A aula dura em torno de 1h, com turmas às segundas-feiras para o nível básico e os outros dois grupos iniciantes às quartas e sextas-feiras. Temos, também, em alguns dias específicos, aula de improvisação, com o objetivo de despertar a criatividade das alunas com conceitos da dança, posicionamento e qualidade de movimento”, enfatizou.

A professora Kamila comentou que é possível realizar aula experimental sem nenhum custo. “Geralmente este tipo de aula é agendado para as turmas de quarta ou sexta, pois assim é mais fácil nivelar a futura aluna. Havendo interesse, o estúdio trabalha com diversas formas de pagamento e planos trimestrais e semestrais”, comentou. Vale lembrar que contratos fechados por períodos maiores recebem maior desconto.

As matrículas para as próximas turmas do Petit Ballet já estão abertas no Estúdio Personale. “As aulas normalmente tem início no mês de fevereiro e duram até o fim do ano, mesmo durante as férias escolares em julho. Só temos recesso de final de Natal e Ano Novo”, indicou Kamila.

O ESTÚDIO

O Estúdio Personale é pioneira no treinamento individualizado e atua no mercado de atividade física desde o ano de 2003. Hoje a academia possui uma estrutura de três andares, sendo que no primeiro piso é realizada Fisioterapia e Pilates, no segundo andar existe o espaço para o Personal Trainer e no terceiro acontece o Treinamento Funcional e o Ballet. Todo o espaço conta com equipamentos de ponta, utilizados pelos maiores centros de treinamento do mundo.

“Nossa metodologia de trabalho parte da orientação adequada da prática do exercício físico, respeitando a individualidade biológica de cada aluno. Oferecemos orientação e atendimento da demanda específica do aluno, com profissionais capacitados especificamente para cada modalidade, além de um espaço reservado e familiar adequado para o cuidado com a saúde”, concluiu o proprietário Gustavo Tanaka, convidando os interessados a marcarem aula experimental, sem qualquer custo.

O QUE O BALLET PROPORCIONA

– Postura e delicadeza;
– Corpo e mente em constante movimento;
– Boa coordenação motora;
– Contato com o mundo da arte;
– Autodisciplina e autoconfiança;
– Desenvolvimento da flexibilidade;
– Fortalecimento da musculatura com o tempo;
– Desenvolve habilidades e previne doenças;
– Domínio do corpo através do equilíbrio, elasticidade e força.

SERVIÇO

A academia Estúdio Personale fica localizada na rua Cel. João Antonio Xavier, número 688, no centro da cidade. Funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. O telefone para contato é o 3642-2941 ou o 99737-0200.

Todas as modalidades da academia podem ser conferidas no Facebook “Estúdio Personale”.

 

 

Fotos: divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE