Home / Notícias / Comercial / Colégio João Paulo I comemora 40 anos

Colégio João Paulo I comemora 40 anos

A partir do ensino fundamental os alunos contam com material SAE. Foto: Everson Santos

 

Neste mês o Colégio João Paulo I está comemorando 40 anos desde que foi inaugurado em Araucária. Nessas quatro décadas, milhares de alunos passaram pela instituição que hoje oferece educação infantil, ensino fundamental, médio, EJA e cursos profissionalizantes.

Para comemorar mais um aniversário, no dia 25 de novembro haverá festa na segunda unidade do colégio. De acordo com o diretor, Carlos Roberto de Freitas, o evento terá início com missa às 10h30, seguido de um delicioso almoço no colégio, próximo ao supermercado Condor, no centro da cidade. No período da tarde, haverá bingo e também brincadeiras para a criançada. “O evento é aberto ao público e parte da renda arrecadada, oriunda do almoço e das cartelas de bingo, por exemplo, será destinada à construção de nova capela na região”, comentou o diretor, convidando os atuais e ex-alunos a participarem da festa, assim como toda a comunidade araucariense.

Muitos estudantes passaram toda sua vida escolar no Colégio João Paulo I. Outros, no entanto, estiveram por alguns períodos na instituição. Mas, todos são bem-vindos na comemoração que tem o intuito de também promover um grande reencontro de ex-alunos. “As famílias das crianças e adolescentes que hoje estudam no João Paulo são convidadas também a comemorarem conosco. A ideia é que tenhamos uma tarde de diversão, bom papo, e, além disso, visando arrecadar fundos em prol do santuário, pois, assim como o colégio cresceu nesses 40 anos, a comunidade religiosa também tem este objetivo”, disse Carlos.

O diretor aproveitou para contar um pouco sobre a história de expansão do colégio, desde quando tudo começou, em meados de 1978. “Naquela época, a ideia era implantar uma faculdade na cidade. Mas, havia muita burocracia e não houve êxito no projeto. Contudo, por quase 20 anos o colégio funcionou como EJA, ou seja, educação voltada para jovens e adultos que não tiveram acesso à escola na idade convencional, podendo concluir os estudos em menos tempo”, contou, lembrando ainda que em 1985 entrou para o quadro de professores do colégio, lecionando a disciplina de química.
Em 1997, Carlos teve a oportunidade de comprar o colégio e desde então segue à frente da direção. “Logo implantamos o curso técnico em meio ambiente e também ampliamos o ensino oferecido pela instituição. Em 2003 adquirimos o segundo espaço do colégio, localizado no centro da cidade, onde hoje é destinado desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I. Na sede, que está localizada no mesmo endereço desde que foi inaugurada, temos as turmas de 6º ao 9º ano, Ensino Médio, EJA e os demais cursos”, explicou, complementando que, além do curso para capacitar profissionais na área de meio ambiente, a instituição também oferece curso técnico em segurança do trabalho. “Um dos nossos cursos já foi premiado pelo Governo do Estado como o melhor curso do Paraná”, ressaltou.

ENSINO

Buscando colaborar com o futuro profissional dos alunos dos cursos profissionalizantes, o colégio possui diversas parcerias com empresas da cidade. “Entre nossos parceiros, a Petrobras, Cocelpa, Prefeitura Municipal e muitos outros que nos dão espaço para visitas técnicas, nos ajudam com estágio e colocação profissional. Nossa intenção não é simplesmente oferecer o curso e depois o aluno não ter onde atuar, por isso prezamos pelas parcerias, com as quais conseguimos bons resultados até hoje”, declarou Carlos, lembrando que há também convênios onde os pais de alunos que trabalham nessas empresas têm descontos nas mensalidades dos filhos.

Já sobre as turmas de educação infantil, o diretor destacou que é utilizado material didático da rede Positivo e as turmas são reduzidas, com, no máximo, 15 alunos. Já para ensino fundamental, médio e EJA, são usados materiais do Sistema Avançado de Ensino (SAE), com material digital. “Todas as aulas são gravadas e ficam disponíveis no sistema online para serem assistidas a qualquer momento, assim como todo nosso material impresso é disponibilizado em arquivo PDF”, apontou.

ESTRUTURA

Em ambos os prédios do colégio João Paulo I, tanto o situado no Porto das Laranjeiras quanto no centro, a estrutura é uma das prioridades. “Contamos com salas de aula totalmente equipadas, biblioteca, sala de informática, sala de dança e outra destinada a artes marciais”, comentou.
Entre os diferenciais da instituição, está também a grade curricular. Além do Inglês, disciplina obrigatória, o colégio oferece também aulas de Espanhol, já pensando no vestibular, onde o aluno pode escolher qual idioma tem mais facilidade. Ainda, a disciplina de Língua Portuguesa é dividida em Gramática e Literatura.

“Oferecemos um ambiente bem favorável, fazemos todo o acompanhamento pedagógico do aluno, inclusive caso seja demonstrada alguma dificuldade. Nos preocupamos muito com a inclusão, visto que hoje temos alunos com problemas visuais que têm material próprio, assim como alunos com surdez”, enfatizou.

MATRÍCULAS ABERTAS

As matrículas para o próximo ano letivo ainda estão abertas. Porém, quem quiser garantir a vaga para o seu filho no colégio João Paulo I precisa ser rápido, porque as matrículas encerram-se no fim deste mês.

Vale ressaltar que a instituição trabalha também com sistema de bolsas. “Hoje cerca de 20% dos nossos alunos são bolsistas. Os descontos podem chegar a até 90%”, afirmou o diretor.

LOCALIZAÇÃO

A sede no bairro Porto das Laranjeiras fica localizada na rua Adilha Saad, 981. Já a segunda unidade fica na rua Odorico Franco Ferreira, 585.

Mais informações pelos telefones 3642-3802 ou 3552-1231.

A festa será na segunda unidade do colégio, na rua Odorico Franco Ferreira, 585. Foto: Everson Santos

 

Texto: Rafaela Carvalho

Publicado na edição 1138 – 08/11/18

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*