Home / Notícias / Comercial / Colégio Metropolitana é convidado a participar da Bett Educar 2019

Colégio Metropolitana é convidado a participar da Bett Educar 2019


A diretora Marcia, o professor orientador Roberto e a equipe que projetou o Autismobô. Foto: divulgação

 

O Colégio Metropolitana recebeu o convite para participar da feira Bett Educar 2019. Trata-se do maior evento de educação e tecnologia da América Latina, onde estarão mais de 230 empresas nacionais e internacionais, mais de 19 startups e cerca de 22 mil participantes da comunidade educacional de todos os estados brasileiros.

A instituição foi convidada a participar devido ao projeto Autismobô, feito por cinco alunas do Ensino Médio, Natalia Hempkemaier, Vitória Valentini de Melo, Alana de Oliveira, Rafaela de Sousa e Caroline de Oliveira, com a orientação do professor de robótica, Roberto dos Santos. O robô foi produzido no ano passado e, de lá para cá, várias portas abriram-se para a equipe e também para o colégio. “Nos últimos meses participamos de alguns eventos para demonstrar o projeto das alunas. Agora, nosso colégio foi convidado a participar dessa importantíssima feira apresentando esse belo trabalho em dois períodos”, comentou a diretora do colégio, Marcia Katuragi.

O projeto será apresentado no dia 15 de maio no espaço Transamerica ExpoCenter, em São Paulo. Durante a manhã, a apresentação será feita usando o robô projetado com material Lego – Education. Já no período da tarde, a apresentação será feita usando o BBC Micro:bit

Inventura Experience.

O professor Roberto explicou que o robô recebeu a atualização com o micro:bit recentemente. “É uma placa programável com várias capacidades, desde reconhecimento de luz até sensores de aceleração e movimento. Com isso, pudemos expandir o projeto inicial que também melhorou em questão de custo”, disse.

Com o convite para participar da Feira, onde a comunidade educacional terá acesso à ideia e capacidade das alunas, os pais das integrantes ficaram extremamente emocionados. “Os pais e nós, do Colégio Metropolitana, estamos muito felizes e orgulhosos. As alunas, inclusive, ficaram surpresas e alegres. Elas já estão se preparando para as apresentações, estudando ainda mais”, destacou a diretora.

O QUE É O AUTISMOBÔ?

Devido à dificuldade de concentração das pessoas com o transtorno autista, o Autismobô é um robô que vem para auxiliar nos estudos. Ele atua através de um sensor de movimento que deve ser colocado em frente a uma folha de papel, a qual o autista estará estudando.

Com isso, o robô consegue detectar a falha na concentração e, para retomar o foco da pessoa autista, emite uma voz conhecida chamando a pessoa para voltar ao estudo. As alunas estudaram sobre o transtorno autista e preocuparam-se em fazer com que a voz emitida pelo robô fosse de uma pessoa bastante conhecida da pessoa que estiver o utilizando, como a mãe ou um parente próximo.

O COLÉGIO

Vale lembrar que em 2018 o Colégio Metropolitana investiu na disciplina de robótica, com uma sala totalmente equipada, com kits lego Mindstorm Ev3, chromebooks, mesas adaptadas e adesivagem própria. “Os alunos sempre se mostram muito empenhados na robótica, que é interdisciplinar. É um assunto que chama a atenção deles e os faz desenvolver o pensamento matemático, raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe, além de trazer colaborações para as demais disciplinas”, concluiu a diretora Marcia.

O Colégio Metropolitana atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Fica na rua Lourenço Jasiocha, 1058, no centro de Araucária. Mais informações pelo telefone 3642-1716.

PLITCH

Autismobô

Márcia Regina
15/05
9h às 12h

PLITCH
Experiência com Inventura BBC Micro:bit e Pense Matemática –
projetos e pesquisas

Roberto Camposw
15/05
12h30 às 15h30

 

Texto: Rafaela Carvalho

Publicado na edição 1162 – 09/05/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*