Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus completa 90 anos em Araucária

A escola recebeu mais uma reforma estrutural e da fachada nos últimos meses
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus completa 90 anos em Araucária
A escola recebeu mais uma reforma estrutural e da fachada nos últimos meses

 

A Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus está completando 90 anos. Com muita tradição no município, a instituição passou por muitas mudanças durante essas nove décadas, sempre com o intuito de oferecer o melhor, no que diz respeito a educação integral e cristã, aos seus alunos.

De acordo com a diretora, irmã Márcia Felipe Miranda, a escola recebeu este nome porque no calendário, na época em que foi inaugurada, comemorava-se a festa do Sagrado Coração de Jesus. “A ideia partiu de humildes colonos, sendo um deles André Skraba, que sentiam necessidade de oferecer aos filhos condições dignas e reais de projetarem-se no mundo do saber formando cidadãos de bem”, contou.

De acordo com a irmã, esse grupo, ao mesmo tempo em que esperava o fruto de suas ideias, planejava trazer ao município as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, para se dedicarem à educação de seus filhos. Para isso, contaram com a ajuda e apoio do Pe. José Noch e Adão Haiduk que trouxe a Araucária a irmã Melânia Stotarczak e outras irmãs.

Logo que elas estabeleceram-se na cidade, iniciaram a construção de salas de aula e dormitórios para atendimento e educação de crianças, que tornaram-se pessoas de projeção no mundo sócio-político, religioso, econômico e militar.

A abertura oficial da instituição foi no dia 1º de agosto de 1928, com 80 alunos matriculados no ensino primário. “Já no ano seguinte, o número de alunos matriculados aumentou consideravelmente. Com isso, as duas irmãs professoras iniciaram as aulas em dois turnos, desempenhando com ardor e eficácia a missão que lhes foi confiada”, comentou a diretora.

Em 1971, a escola foi estadualizada e com a cessação do internato ampliou-se a oferta de vagas a alunos mais carentes. De 1991 a 1997, a escola era mantida pela prefeitura municipal e a partir de 1998, gradativamente, retornou para a Província Brasileira das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus completa 90 anos em Araucária
Um dos primeiros registros fotográficos da Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus

De lá para cá, o método de ensino foi aperfeiçoado e hoje pode ser expressado a partir do conceito sócio interacionista, ou seja, por meio da socialização individual e coletiva, a escola busca propiciar uma aprendizagem de qualidade e respeito baseada nos valores vicentinos. Entretanto, é importante lembrar que é observada a individualidade de cada aluno e seu tempo de aprendizado.

A estrutura da escola também cresceu. Atualmente a instituição conta com modernas salas de aula, biblioteca e informática, até maiores construções, como a do ginásio poliesportivo, um dos mais modernos da cidade, e um novo prédio que foi construído pensado exclusivamente para a educação infantil. A escola conta ainda com um amplo salão de eventos e também horta para os alunos terem experiências durante atividades extracurriculares.

“Hoje, a Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus forma a Comunidade Educativa, onde somamos esforços, competência e responsabilidade no processo do desenvolvimento do ensino e formação integral de nossos educandos, dando assim continuidade a esta linda história que teve seu início em 1928”, ressaltou a irmã Márcia.

SERVIÇO

A Escola Sagrado Coração de Jesus fica localizada na avenida Dr. Victor do Amaral, número 164, no centro de Araucária.
Agendamentos para visitas na instituição e maiores informações pelo telefone 3614-3200.

 

 

Texto: Rafaela Carvalho / Fotos: Everson Santos e divulgação

Publicado na edição 1120 – 05/07/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE