Home / Notícias / Comercial / Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus completa 90 anos em Araucária

Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus completa 90 anos em Araucária

A escola recebeu mais uma reforma estrutural e da fachada nos últimos meses

 

A Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus está completando 90 anos. Com muita tradição no município, a instituição passou por muitas mudanças durante essas nove décadas, sempre com o intuito de oferecer o melhor, no que diz respeito a educação integral e cristã, aos seus alunos.

De acordo com a diretora, irmã Márcia Felipe Miranda, a escola recebeu este nome porque no calendário, na época em que foi inaugurada, comemorava-se a festa do Sagrado Coração de Jesus. “A ideia partiu de humildes colonos, sendo um deles André Skraba, que sentiam necessidade de oferecer aos filhos condições dignas e reais de projetarem-se no mundo do saber formando cidadãos de bem”, contou.

De acordo com a irmã, esse grupo, ao mesmo tempo em que esperava o fruto de suas ideias, planejava trazer ao município as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, para se dedicarem à educação de seus filhos. Para isso, contaram com a ajuda e apoio do Pe. José Noch e Adão Haiduk que trouxe a Araucária a irmã Melânia Stotarczak e outras irmãs.

Logo que elas estabeleceram-se na cidade, iniciaram a construção de salas de aula e dormitórios para atendimento e educação de crianças, que tornaram-se pessoas de projeção no mundo sócio-político, religioso, econômico e militar.

A abertura oficial da instituição foi no dia 1º de agosto de 1928, com 80 alunos matriculados no ensino primário. “Já no ano seguinte, o número de alunos matriculados aumentou consideravelmente. Com isso, as duas irmãs professoras iniciaram as aulas em dois turnos, desempenhando com ardor e eficácia a missão que lhes foi confiada”, comentou a diretora.

Em 1971, a escola foi estadualizada e com a cessação do internato ampliou-se a oferta de vagas a alunos mais carentes. De 1991 a 1997, a escola era mantida pela prefeitura municipal e a partir de 1998, gradativamente, retornou para a Província Brasileira das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

Um dos primeiros registros fotográficos da Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus

De lá para cá, o método de ensino foi aperfeiçoado e hoje pode ser expressado a partir do conceito sócio interacionista, ou seja, por meio da socialização individual e coletiva, a escola busca propiciar uma aprendizagem de qualidade e respeito baseada nos valores vicentinos. Entretanto, é importante lembrar que é observada a individualidade de cada aluno e seu tempo de aprendizado.

A estrutura da escola também cresceu. Atualmente a instituição conta com modernas salas de aula, biblioteca e informática, até maiores construções, como a do ginásio poliesportivo, um dos mais modernos da cidade, e um novo prédio que foi construído pensado exclusivamente para a educação infantil. A escola conta ainda com um amplo salão de eventos e também horta para os alunos terem experiências durante atividades extracurriculares.

“Hoje, a Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus forma a Comunidade Educativa, onde somamos esforços, competência e responsabilidade no processo do desenvolvimento do ensino e formação integral de nossos educandos, dando assim continuidade a esta linda história que teve seu início em 1928”, ressaltou a irmã Márcia.

SERVIÇO

A Escola Sagrado Coração de Jesus fica localizada na avenida Dr. Victor do Amaral, número 164, no centro de Araucária.
Agendamentos para visitas na instituição e maiores informações pelo telefone 3614-3200.

 

 

Texto: Rafaela Carvalho / Fotos: Everson Santos e divulgação

Publicado na edição 1120 – 05/07/2018

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*