Locação com quem sabe o que faz

Ana Paula, Arlindo, Lucas e Hélio: equipe especializada em locação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Ana Paula, Arlindo, Lucas e Hélio: equipe especializada em locação
Ana Paula, Arlindo, Lucas e Hélio: equipe especializada em locação

Nos idos de 1989 era aberta a Oddpis Imóveis, na ocasião a quinta imobiliária de Araucária. Lá se vão mais de 27 anos e seu fundadores, o corretor Arlindo Zital da Silva, continua à frente do empreendimento. Comedido e muito sério, mas com uma visão de futuro muito clara, Arlindo quis desde o início oferecer o me­lhor atendimento aos clientes. Essa opção o forçou a tomar uma decisão importante ao longo de todos estes anos. “Tive a oportunidade de crescer muito durante os anos, inclusive com ótimos profissionais ao meu lado, mas decidi não deixar a imobiliária crescer muito, assim pude garantir que a qualidade do nosso atendimento não fosse prejudicada”, observa o corretor.

Bons serviços

Hoje a empresa trabalha com compra e venda de imóveis, perícia técnica, administração de condomínios, locação e tem até um engenheiro civil que faz projetos, regularização de documentação, topografia, e inclusive laudos técni­cos. “Existem situações onde alguém está interessado em um imóvel, mas quer ter certeza das condições estruturais dele e que tipo reforma será preciso fazer. Uma avaliação técnica bem feita pode fazer com um comprador evite dores de cabeça e surpresas desagradáveis”, explica o engenheiro Lucas Zital.

Sobre as avaliações de imóveis, aquela que o cliente precisa de uma carta, por escrito, Arlindo tem muita cautela e lembra que o assunto é sério. “Essas avaliações podem ser usadas tanto para financiamentos ou até mesmo para processos judiciais. O corretor precisa ter muita responsabilidade quando estiver analisando o imóvel em questão. Muitos não se atentam, mas o corretor é responsável civil e criminalmente pelo que ele escrever, inclusive com seus bens pessoais. Isso não é só uma cartinha que o corretor faz”, alerta ele, que é integrante do Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI).

Especialista em locação

Já a parte de locação é o setor onde a empresa mais se especia­lizou. Com uma grande carteira de imóveis administrados, Arlindo observa com orgulho a sua preocupação com a satisfação tanto dos proprietários, quanto dos inquilinos. “Temos em nossa equipe pessoas especializadas em manutenção. O cliente deixa o imóvel para locar e não precisa se preocupar com manutenção ou até mesmo pequenas reformas, nossa equipe vai lá e deixa tudo pronto. Sejam serviços de pintura, elétrica ou hidráulica”, diz. Segundo ele, a equipe se especializou tanto neste trabalho que faz muito serviço para imóveis de terceiros. Outro ponto que o empresário chama atenção é para aquele inquilino que está no final de contrato, tem que deixar o imóvel como estava no início, mas que escolhe qualquer um para fazer as reformas necessárias. “Às vezes o molho sai mais caro que o peixe. Se não encontrar um bom profissional para fazer o serviço, o cliente acaba perdendo tempo e o aluguel continua correndo”, observa.

Objetividade

A experiência desses 27 anos levou a empresa adotar algumas rotinas. Se um cliente está interessado em um imóvel, tanto para locação quanto para compra, e quer visitá-lo, somente será com visita agendada e um funcionário da imobiliária vai até lá, com as chaves. “É sempre bom a gente bater um papo com a pessoa interessada no imóvel, pois não sabemos quem é quem. Assim podemos dar mais garantia de segurança para o proprietário do imóvel”.

Além do trabalho na imobi­liária, Arlindo sempre se envolveu com entidades de classe. Foi delegado do conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) em Arau­cária por cerca de quinze anos e hoje é conselheiro do Creci Paraná. ele também faz parte da entidade como vice presidente de assuntos pedagógicos. Além do Creci, Arlindo também sempre esteve próximo à Associação Comercial de Arau­cária (Aciaa) sendo hoje também um dos diretores da entidade.

Mercado

Hoje seu principal desafio é convencer os clientes sobre as mudanças que o mercado imobi­liário de Araucária vem sofrendo. “Atualmente existe uma grande quantidade de imóveis à disposição para locação. Em partes por conta da crise, mas muito também pelo grande número de construções que aconteceram nos últimos anos. Temos muita oferta e a procura não cresceu tanto. Isso tem provocado uma queda no preço da locação, tanto comercial, quanto residencial. Se o cliente insiste muito em manter o preço lá nas alturas, o imóvel tende a ficar parado, porque o vizinho acaba fazendo um valor menor”, explica.

Ele diz que prefere ser franco com o proprietário que quer vender um imóvel do que ficar enrolando, dizendo que vai vender num preço mais alto, quando, na verdade o mercado está mais recessivo. “Nesses casos, se o cliente insiste, eu nem deixo ele perder tempo. Sou muito direto, mas não crio expectativas que não irão acontecer”, garante. O mesmo ocorre na renovação de uma locação. Se o cliente insiste em repassar um aumento, corre o risco de perder o inquilino. Às vezes, diz Arlindo, se­ não baixar, é melhor manter o preço e manter locado.

Caso você esteja precisando locar ou vender seu imóvel, ou mesmo comprar ou locar um, dê uma ligada e troque uma ideia com o pessoal da Oddpis Imóveis, se não der negócio, pelo menos você terá uma boa referência de preço ou sobre que caminho seguir.

Serviço

A Oddpis Imóveis fica na rua Professor Alfredo Parodi, 655, pertinho da prefeitura. O telefone é 3642-2121 e o celular (whatsapp) 99935-1076. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Fecha para o almoço, das 12h às 13h.

Texto: Carlos do Valle / Foto: Carlos do Valle

Compartilhar
PUBLICIDADE