Programa do MP e SENAI oferece oportunidade ao menor aprendiz

Cerca de 70% dos jovens que passaram pelo programa já foram empregados
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Programa do MP e SENAI oferece oportunidade ao menor aprendiz
Cerca de 70% dos jovens que passaram pelo
programa já foram
empregados

O programa Tempos de Despertar, desenvolvido pelo Ministério Público em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Araucária foi lançado no município no ano passado e tem o intuito de preparar os jovens em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. A preparação consiste em cursos, por meio da matrícula e frequência no programa Jovem Aprendiz, e no incentivo às empresas a contratarem tais adolescentes.
De acordo com o promotor da Vara da Infância e Juventude, David Kerber de Aguiar, o projeto já conseguiu empregar 70% dos participantes.”A partir do momento em que o jovem tem algum conflito com o a lei e que cumpre medida socioeducativa, tentamos a inserção em alguma das turmas com o SENAI e buscamos o seu primeiro emprego. Pois, sabemos que muitos deles acabam reincidindo no crime se não tem condições financeiras favoráveis”, comentou. Todo o programa foi idealizado para ser colocado em prática com acompanhamento pedagógico e conteúdo ressocializador.
Conforme explicou a gerente do SENAI, Stephanie Bastos, nenhum dos alunos é obrigado a permanecer nos cursos. “Apresentamos o curso e, se houver interesse da parte deles, fazemos a matrícula. Eles participam conforme a motivação pessoal de cada um”, afirmou. Segundo ela, é feito acompanhamento durante todo o processo em que os jovens estão frequentando as aulas e até mesmo depois quando já estão empregados. Stephanie contou que entre os cursos ofertados, há o de Assistente Administrativo, Operador de Manutenção Eletromecânica e Auxiliar de Mecânica Básica.
Ainda, segundo a gerente de unidade, os alunos passam por testes durante o programa, pois é necessário existir a contrapartida e saber se realmente está havendo interesse individual. “Criamos, inclusive, um comitê que realiza reuniões mensais com a presença do promotor Davi e também de integrantes da Secretaria de Assistência Social, onde discutimos caso a caso”, afirmou Stephanie.
Vale destacar que a grande maioria dos alunos que já terminaram os cursos e os que estão concluindo já foram contratados por empresas locais parceiras do SENAI. O programa trabalha também a sociedade civil para que sejam ofertadas oportunidades à esta parcela vulnerável da população.

 

Foto: Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE