Combate a Endemias alerta sobre a dengue

Agentes de saúde estão de olho nos criadouros. Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Agentes de saúde estão  de olho nos criadouros
Agentes de saúde estão
de olho nos criadouros

Quando o assunto é combater a dengue, a população pode ser uma grande aliada. Por isso, o setor de combate a endemias faz um alerta sobre focos de mosquitos transmissores da dengue, o Aedes aegypti e o Aedes albopictus encontrados no município. Os focos foram achados em visitas rotineiras de inspeção e orientação sobre a doença nos bairros Vila Angélica, Industrial e Thomaz Coelho.

Apesar dos técnicos acreditarem que os mosquitos não estão infectados com o vírus da doença por não haver nenhum caso recente contraído na cidade, eles alertam que esses criadouros já são um primeiro passo para a instalação da doença, o que exige mais cuidados da população com recipientes que alojem água parada.

“Se eles picam alguém contaminado, passam a transmitir a dengue e podem infectar muitas pessoas. A fêmea pode botar cerca de 200 ovos por vez e daí fica difícil controlar o número de casos. Por isso, nas regiões citadas, já estamos adotando procedimentos de controle, fazendo orientação para varredura e eliminação dos criadouros na região”, comenta a coordenadora do setor, Jocilene Gomes de Queiroz.

Se na sua região existe algum terreno com condições que possam contribuir para a proliferação do mosquito, denuncie para o Disque Dengue pelo telefone 0800 643 3005. Por este telefone também é possível solicitar palestras sobre o assunto em escolas ou empresas. O e-mail da equipe que faz este trabalho é o dengue@araucaria.pr.gov.br.

Combate

O acúmulo de água parada a céu aberto deve ser evitado através da organização dos materiais em um espaço adequado, da eliminação do que não tem mais utilidade ou, quando possível, tampando o recipiente.
Merecem atenção pneus, caixas d’água, calhas, vasos de flores, garrafas, cisternas, piscinas e etc.

Foto: CARLOS POLY / ACS

Compartilhar
PUBLICIDADE