Equipe do Colégio Metropolitana é classificada para Feira de Ciências da PUC-PR

O Colégio Metropolitana está com as matrículas abertas para o próximo ano. Foto: Everson Santos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Equipe do Colégio Metropolitana é classificada para Feira de Ciências da PUC-PR
A equipe classificada com o Autismobô e os professores orientadores. Foto: Everson Santos

 

Uma equipe de alunas do Colégio Metropolitana foi classificada para a etapa final da 3ª Feira de Ciências Júnior PUC-PR, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de novembro. A equipe, composta por cinco estudantes da 1ª série do Ensino Médio, concorrerá na Categoria Feminina Ensino Médio e Técnico 1º ano com o projeto Autismobô – máquina de auxílio para autistas no aprendizado e socialização.

As integrantes da equipe, Natalia Hempkemaier, Mayara Santos, Alana de Oliveira, Rafaela de Sousa e Caroline de Oliveira, contaram do que se trata o projeto que vem sendo construído há cerca de três meses. “O Autismobô é um robô que auxilia o autista nos estudos, devido à dificuldade de concentração destas pessoas”, explicaram. O robô atua através de um sensor de movimento que deve ser colocado em frente a uma folha de papel, a qual o autista estará estudando. “A partir disso, o robô consegue detectar a falha na concentração e, para retomar o foco da pessoa autista, emite uma voz conhecida, chamando a pessoa para voltar ao estudo”, comentaram as estudantes.

A voz emitida pelo Autismobô deve ser de uma pessoa bastante conhecida do autista, como a mãe ou um parente próximo. Ainda, a frase emitida deve chamar a atenção, mas não em tom de ordem, conforme destacaram as alunas que estudaram também o transtorno autista, além da robótica aplicada.
O projeto vem sendo orientado pelo professor de robótica, Roberto dos Santos, pela professora de matemática, Janete Tawil, e também pela professora de língua portuguesa, Danieli Camargo. “Auxiliamos a equipe na montagem do protótipo e na estrutura e metodologia do projeto”, disseram. Ainda, a diretora do colégio, Marcia Katuragi, disse que a classificação das alunas significa grande orgulho para o colégio. “Fomos informados na última segunda-feira que a equipe foi classificada. Sabemos do potencial das meninas, mas, assim como elas, ficamos surpresos e muito felizes”, destacou a diretora.

O colégio montou a sala de robótica no início deste ano e o investimento para qualidade na educação já está tendo retorno, garantiram os professores. “Os alunos gostam muito dessas aulas. Temos observado um bom desempenho deles diretamente na matemática, por exemplo. Isto porque há grande interdisciplinaridade, troca de informações entre outras turmas, trabalho em equipe e o desenvolvimento do raciocínio lógico”, apontaram os professores, complementando que a robótica, além da matemática, acaba por integrar também ciência, tecnologia, engenharia e inglês.

A sala é totalmente equipada, conta com kits lego Mindstorm Ev3, 16 chromebooks, mesas adaptadas para robótica e adesivagem própria.

OUTROS EVENTOS

A diretora do colégio comentou que no fim de novembro outra equipe participará da First Lego League, na etapa regional. “É um grande campeonato de robótica, com o tema espaço sideral”, declarou.

Contudo, ainda neste mês de outubro, o colégio promoverá seu primeiro Torneio Interno de Robótica, onde um maior número de alunos poderá participar, mostrando suas habilidades e o que estão aprendendo nessas aulas que acontecem duas vezes por semana.

“Como seguimos o método Positivo, recentemente fui convidada, pelo Grupo Positivo, a participar do curso Embaixadores da Inovação. Sempre tive o sonho de oferecer aos alunos um espaço de robótica, mas foi a partir deste curso que tive a certeza de que esta geração, com acesso direto à tecnologia e disciplinas realmente inovadoras, pode se desenvolver ainda mais”, concluiu Marcia Katuragi.

O COLÉGIO

O Colégio Metropolitana atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e já está com as matrículas abertas para o próximo ano letivo.
Fica localizado na rua Lourenço Jasiocha, 1058, no centro de Araucária. O telefone para contato é o 3642-1716.

Outras informações pelo www.colegiometropolitana.com.br ou na página no Facebook “Colégio Metropolitana Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio”.

Equipe do Colégio Metropolitana é classificada para Feira de Ciências da PUC-PR
Os alunos têm duas aulas por semana na sala de robótica. Foto: Everson Santos

 

Texto: Rafaela Carvalho

Publicado na edição 1134 – 11/10/18

Compartilhar
PUBLICIDADE