Home / Notícias / Cultura / Museu Tingüi-Cuera terá exposição fotográfica sobre “O Mundo do Trabalho”

Museu Tingüi-Cuera terá exposição fotográfica sobre “O Mundo do Trabalho”


Fotos históricas serão vistas pelos visitantes. Foto: divulgação

 

O Museu Tingüi-Cuera, localizado no Parque Cachoeira, receberá a partir do dia 23 de fevereiro a exposição fotográfica “O Mundo do Trabalho nas lentes de Glück”, do fotógrafo Guilherme Glück. A exposição é uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e chega a Araucária com o apoio da Prefeitura.

Um dos poucos fotógrafos a retratar as regiões da Lapa, Contenda, Rio Negro, Itaiópolis, Canoinhas entre outras, ao longo das décadas de 1920 a 1950, Guilherme Glück acabou por produzir um acervo riquíssimo que retratou homens e mulheres no cotidiano do trabalho. Professoras, açougueiros, carpinteiros, seleiros, alfaiates, barriqueiros, carroceiros, ferreiros entre outros ofícios comuns daquele período histórico foram retratados.

Durante mais de três décadas o fotógrafo manteve estúdio fotográfico na Praça da Matriz, bem no centro da cidade da Lapa, totalizando ao longo desse período mais de 30 mil chapas de vidro, eternizando milhares de pessoas e fatos do quotidiano urbano e rural dessas cidades e populações.

A exposição no Museu Tingüi-Cuera ficará aberta a visitação até 5 de maio. O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. Aos sábados e domingos, o local está aberto das 13h às 17 horas.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1150 – 41/02/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*