Araucariense se deu bem em Campeonato de Dardos

Erick garantiu vaga para disputar uma competição no Caribe
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Araucariense se deu bem em Campeonato de Dardos
Erick garantiu vaga para disputar uma
competição no Caribe

 

Alguns consideram apenas um hobby, um passatempo, mas a verdade é que o jogo de dardos vem conquistando cada vez mais adeptos e há planos para que se torne um esporte olímpico. O araucariense Erick Vinicius Barbosa Moser está entre os apaixonados pelo jogo de dardos e acaba de conquistar um título importante para o esporte: ficou em 2º lugar na categoria Duplas no XXXII Campeonato Brasileiro de Dardos, que aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro, no Country Clube de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

Erick também ficou na 6ª colocação na categoria Individual e com isso conquistou uma vaga para jogar na Copa do Caribe de Dardos, que será em Trinidad e Tobago, em julho de 2018.

A competição na cidade carioca reuniu jogadores do Rio de Janeiro, Brasília e Goiás, atualmente as únicas federações de dardos no Brasil. “Eu participo de competições por Goiás, não posso jogar pelo Paraná, tive que me federar em outro estado. Então fui convidado pessoalmente pelo presidente da Federação de Goiás, o Anderson Vieira de Sousa, mais conhecido como Negão, para representar aquele estado”, disse.

Erick está na sua segunda competição, a primeira foi em Palmas, no Tocantins. Dardista há quase dois anos, ele começou como uma brincadeira, utilizando alvo e dardos bem simples. Hoje joga profissionalmente e os três dardos que utiliza, custam em média R$ 150,00. Apesar de não ter um custo muito elevado, os jogadores acabam tendo que arcar com despesas maiores por conta do custo das viagens para participar dos campeonatos.

“Pra mim a principal dificuldade é a falta de um parceiro ou mais pra praticar o esporte, e isso se estende também à falta de um local. Hoje só tenho a minha própria casa pra jogar. Mas o dardo tem suas vantagens, por exemplo, a de conhecer o pessoal legal que joga profissionalmente e a de saber que todos, sem exceção, precisam trabalhar em outras profissões para poder pagar suas viagens. Isso que é amor ao esporte”.

Entenda algumas regras do jogo

Cada jogador deve arremessar o dardo contra o alvo para determinar quem sai a jogar. Aquele que mais se aproximar da mosca, sai em primeiro lugar.

A cada jogador é permitido fazer 9 lançamentos de aquecimento antes do início de um jogo. Cada jogador tem direito a lançar três dardos por cada mão jogada, depois dos dardos serem lançados, contabilizam-se as pontuações e retiram-se os dardos do tabuleiro, antes de chegar a vez do adversário.

No momento do lançamento, todos os jogadores devem posicionar-se antes da linha de lançamento. Se o pé do jogador que está a lançar ultrapassar a linha de lançamento, esse lançamento não é válido. O jogador pode inclinar-se o máximo possível, desde que o seu pé não ultrapasse a linha de lançamento.

Pontuação
À medida que os dardos são lançados, os pontos conquistados pelo jogador são subtraídos ao seu total e ganha o jogador que atingir em primeiro lugar os zero pontos.

A contagem da pontuação dependerá sempre da modalidade que se pretende jogar, pois pode jogar-se para somar o máximo de pontos; ou ir subtraindo, de um determinado valor, os pontos acertados, até chegar a zero.

Se numa tentativa de lançamento não forem contabilizados pontos suficientes para deixar o jogador com zero pontos, ou não for um duplo, o jogador não acumula ponto nenhum e tem de aguardar pela próxima rodada para jogar novamente.

Erick joga na modalidade, 501 que é a mais conhecida e usada nas competições. Chama-se 501 por que o dardista começa com 501 pontos e vai subtraindo do valor feito ao arremessar os dardos no alvo. “Cada leg, que seria o set, tipo set de vôlei, só termina quando o jogador zera o placar, mas tem que ser zero absoluto, pois se passar terá que voltar pro último placar”, explica.

 

Foto: Marco Charneski

Compartilhar
PUBLICIDADE