Diversão está garantida nas piscinas do CSU

As piscinas estarão abertas na tarde deste sábado, domingo, terça e na quarta-feira
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
As piscinas estarão abertas na tarde deste sábado, domingo, terça e na quarta-feira
As piscinas estarão abertas na tarde deste sábado, domingo, terça e na quarta-feira

Legenda 2 ou detalhe
As altas temperaturas do verão são um convite às praias. No entanto, quem ainda não tem a oportunidade de descer para o litoral pode ir curtindo as piscinas do Núcleo São Francisco de Assis (CSU). Isso mesmo! Depois de um longo período desativadas, elas abrem ao público neste sábado, dia 19 de dezembro, e seguem em funcionamento no domingo, terça e quarta-feira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, as atividades acontecem no período da tarde, entre 14h e 17h, e os usuários precisam fazer a carteirinha e o exame médico na coordenação do CSU para aproveitar o benefício. “Lembrando que é necessário ter, no mínimo, quatro anos de idade”, informa a SMEL.

Além de despistar o calor, quem fizer a carteirinha também poderá aproveitar as aulas de hidroginástica, que serão oferecidas gratuitamente a partir do dia 5 de janeiro. “Para isso, é necessário ter mais de 14 anos e efetuar a inscrição no dia 4 pelo telefone 3901-5230 ou diretamente na coordenação do CSU”, adianta.

Alguns cuidados

No entanto, a diversão só será completa se estiver acompanhada de muita saúde e tranquilidade, então alguns cuidados são indispensáveis. De acordo com a dermatologista Flavia Akemi Futigami, que aten­de no Instituto de Medicina de Araucária, as infecções causadas por bactérias e fungos são facilmente adquiridas com o uso de piscinas públicas e também na praia. “Por isso, é importante agir preventivamente usando chinelos nas áreas de uso comum como vestiários; secando bem os pés, o meio dos dados e a virilha ao sair do banho; e também mantendo os calçados no sol uma vez por semana”, aconselha.

Além disso, a doutora garante que manter os calçados em lugar ventilado e fazer uso de talcos secativos para evitar umidade são ótimas maneiras de prevenir as temidas micoses. “Sem contar que você não deve usar o mesmo calçado todos os dias, principalmente os fechados como tênis”, pontua.

Já para prevenir as temidas queimaduras, ela recomenda a exposição ao sol antes das 10h e após as 16h, sempre com o uso de filtro solar. “Esse filtro deve ter pelo menos o fator 30 e precisa ser reaplicado a cada duas ou três horas, enquanto as crianças a partir dos seis meses, devem usar filtro solar infantil com o conhecimento de um pediatra ou dermatologista”, pontua.

Mesmo com esses cuidados, ela garante que vale a pena apostar nos chapéus e óculos escuros sempre que estiver em áreas ao ar livre e que, em caso de apresentar algum problema na pele, o usuário não deve frequentar a praia ou a piscina até que o caso seja resolvido. “Afinal, uma pessoa com micoses pode transmitir a doença para outras pessoas, enquanto alguém com feridas corre o risco de infecção por bactérias e irritação no machucado”, finaliza.

Como tratar micoses e queimaduras?

Caso o verão lhe presenteie com algum desses problemas, a dermatologista Flavia Akemi Futigami garante que não é preciso pânico, pois os tratamentos são simples. No caso das micoses, por exemplo, é indicado o uso de cremes antifúngicos e, dependendo da extensão das lesões, a medicação via oral. “Entretanto, é necessária uma consulta ao médico para a definição do melhor tratamento para cada caso”, garante.

Já para amenizar as queimaduras solares, as indicações vão depender da gravidade da situação. “A maioria delas são de primeiro grau e são tratadas com compressa fria nas primeiras horas, uso de pomadas cicatrizantes ou vaselina para manter a área hidratada, além de analgésicos se tiver dor. Enquanto isso, nos casos que formam bolhas ou feridas, é importante procurar um médico, pois são queimaduras de maior profundidade”, recomenda.

Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: ViCTOR LOVATO/SMEL

Compartilhar
PUBLICIDADE