Dois karatecas conquistam vaga na seleção brasileira

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Weslei Camargo tem  16 anos e luta na  seleção brasileira  desde 2011
Weslei Camargo tem
16 anos e luta na
seleção brasileira
desde 2011

Willian Camargo está com 19 anos e entrou na seleção pela primeira  vez em 2009
Willian Camargo está com 19 anos e entrou na seleção pela primeira
vez em 2009

O coração batia forte. Afinal, essa seria a terceira e última competição do ano para lutar pela sonhada vaga na seleção brasileira de karatê. No entanto, a ansiedade não prejudicou os atletas, e dois deles alcançaram o objetivo na cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso.

Os irmãos Weslei e Willian Camargo lutaram com os melhores atletas do país neste domingão, 19 de julho, e tiveram a alegria de vencer as categorias 16/17 anos e Sub21, respectivamente, garantindo as vagas no Campeonato Pan-Americano 2015, que será rea­lizado na Bolívia. “Foram quase 32 horas de ônibus para chegar ao torneio, mas deu tudo certo e será um prazer estar com meu irmão representando nossa cidade e nosso país entre 24 e 30 de agosto”, comemora Weslei, de 16 anos.

De acordo com o sensei João Carlin Padilha, todas as lutas realizadas pelos garotos tiveram alto nível, mas eles estavam focados na vitória e mostraram que a perseverança vale a pena. “O Weslei fez três lutas e o Willian, duas. E com os resultados deles, temos a alegria de ter atletas de Araucária há dez anos na seleção”, afirma o técnico.

Agora, os atletas se preparam para enfrentar o Pan e lutar para chegar ao Mundial. “Se medalharmos, não importando qual lugar no pódio, nós garantimos a vaga no Campeo­nato mundial de Karatê, que será realizado na Indonésia. Então, vamos com tudo!”, garantem os irmãos, que agradecem o empenho do treinador, dos amigos e também o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “E quem quiser patrocinar nesse novo desafio pode entrar em contato”, convidam. Mais informações pelo telefone 9938-1478.

Cesar Furtuoso luta na  Nicarágua nos dias  7 e 8 de agosto
Cesar Furtuoso luta na
Nicarágua nos dias
7 e 8 de agosto

Atleta no Ibero-Americano

Enquanto os irmãos Weslei e Willian comemoram as vagas no Campeonato Pan-Americano de Karatê, o araucariense Cesar Furtuoso tambem têm motivos para se alegrar. “Eu fui convocado para o Torneio Ibero-Americano com todos os países da América e também representantes da Espanha e Portugal”, conta o rapaz.

Com 22 anos, o morador do Capela Velha conseguiu ser o primeiro reserva na seleção brasileira adulta devido aos resultados obtidos em diversas competições de nível nacional e internacional. Assim, enquanto os titulares lutam nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, ele representa o país na seleção reserva que atuará nos dias 7 e 8 de agosto na Nicarágua. “Nesse torneio eu ficarei como titular, e estou treinando muito forte para trazer os melhores resultados porque já lutei nessa competição em 2013 e sei como ela é difícil”, conta o jovem, que enfrenta os tatames desde 2001.

Além dele, Araucária também contará com o técnico João Carlin Padilha como treinador dos atletas brasileiros no evento, então tem motivo em dobro para se orgulhar. “Nossa cidade é conhecida internacionalmente como formadora de grandes talentos do esporte. Por isso, nossa expectativa para esse evento é a melhor”, garante o sensei.

No entanto, apenas ele tem as despesas pagas pela Confederação Brasileira de Karatê, enquanto o atleta Cesar precisa de apoio para representar a cidade nessa importante competição. “Estou correndo atrás de patrocínio para as passagens e depois vou divulgar o nome de todas as empresas que me ajudarem. Espero conseguir o valor que preciso para trazer uma medalha dessa competição!”, adianta Cesar. Quem puder ajudar pode entrar em contato pelo telefone 9938-1478.

Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE