Eventos de capoeira unem exercícios e informação

O II Encontro Feminino de Capoeira abordou o tema da violência contra a mulher
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O II Encontro Feminino de Capoeira abordou o tema da violência contra a mulher
O II Encontro Feminino de Capoeira abordou o tema da violência contra a mulher

Danças, saltos e oficinas a respeito dos movimentos da capoeira foram algumas das atividades que agitaram o ginásio Joval de Paula Souza no último domingo, 6 de março. No entanto, essa roda da modalidade teve algo inusitado: foi voltada para as mulheres. Isso mesmo! O evento foi chamado de II Encontro Feminino de Capoeira e aproveitou a semana da mulher para reunir as atletas em um evento descontraído e repleto de informação.

De acordo com a organizadora Ludmila Gondro, o encontro recebeu quase 100 mulheres entre alunas e mestres de Araucária, São José dos Pinhais, Curitiba, Ponta Grossa e Paranaguá. “Nós enviamos o convite para essas cidades por meio do Facebook, e as meninas vieram!”, conta a jovem.

Segundo ela, as oficinas foram excelentes e as participantes aproveitaram para aprender novas técnicas e conhecer novas pessoas. “No entanto, o principal momento foi a palestra a respeito do abuso contra a mulher porque isso precisa ser falado todos os dias. É um direito nosso sermos respeitadas!”, garante a jovem, que agradece a todas as colegas que compareceram.

Não parou por aí

Além do encontro das garotas no domingão, o pessoal da capoeira também aproveitou o fim de semana para organizar outro evento no sábado, 5 de março. “Foi um encontro de gerações com grandes nomes como o mestre Kunta Cecab, que dividiu com os alunos a sua história, as dificuldades que passou e como superou tudo isso”, conta o professor Marcelo Sampaio, conhecido como Canarinho.

Segundo ele, o evento aconteceu no Centro de Treinamento do Costeira e recebeu quase 80 atletas. “Os mestres presentes falaram sobre o reconhecimento da capoeira na atualidade como patrimônio brasileiro, comentaram sobre a luta dos atletas, o lado artístico e também da capoeira que envolve misticismo e religião. Então, foi um momento de muito conteúdo e o resultado foi gratificante”.

Texto: Raquel Derevecki / FOTO: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE