Home / Notícias / Esporte / Exercícios físicos ao ar livre são a melhor opção para deixar o corpo e a mente em forma

Exercícios físicos ao ar livre são a melhor opção para deixar o corpo e a mente em forma

Em Araucária, há diversas opções para quem deseja praticar atividades outdoor

Em Araucária, há diversas opções para quem deseja praticar atividades outdoor


Quem disse que precisar gastar com academia e personal trainer para ficar em forma? Com a chegada do verão, o clima mais agradável fica muito convidativo à prática de atividades esportivas ao ar livre. Esse tipo de exercício tem se mostrado cada vez mais inspirador e mais benéfico que atividades dentro de ambiente fechado, não apenas para a saúde do corpo, mas também da mente. Isso já foi comprovado em estudos.
Caminhada, corrida de rua, ciclismo, slackline, musculação com o próprio peso do corpo, estes são alguns dos esportes chamados de outdoor, ou seja, ao ar livre. O educador físico Tiago Pereira, diz que essa prática vem ganhando cada dia mais adeptos. “As pessoas entenderam a importância de se exercitar regularmente e, por isso, muitos que não praticavam nenhum esporte por não gostar de ir a academia, acabaram descobrindo uma forma leve e mais descontraída para se cuidar”, diz.
Além da saúde, Tiago também destaca algumas outras vantagens destas modalidades como, por exemplo, economia de tempo e de recursos, sair da rotina, contato com a natureza e vida social. “Esses esportes, além de todas essas vantagens que já foram faladas ainda oferecem a oportunidade de conhecer e se relacionar com outros praticantes”, ressalta.
Em Araucária há diversas opções para quem deseja praticar atividades outdoor como o Parque Cachoeira, CSU (Centro Social Urbano São Francisco de Assis), CEU (Centro de Esportes Unificado), além de algumas praças e academias ao ar livre. “Tem praticantes que gostam de caminhar e correr na rua mesmo, sem ser necessário ir a parques ou praças”, lembra o educador físico.
Dentre todas estas opções o Parque Cachoeira é, sem dúvida, o preferido dos araucarienses. A pista de caminhada e corrida fica lotada todos os dias, especialmente aos finais de semana. “Eu não gosto de academia, por isso venho me exercitar aqui. Além de caminhar e correr eu também aproveito a escadaria que dá acesso ao ginásio para intensificar meu treino. Faço atividades regularmente aqui há uns sete meses e já tive resultados maravilhosos no meu corpo.

Além disso, me sinto melhor, mais disposta e muito mais bem humorada”, recomenda a estudante Carla Beatriz Siqueira.
CUIDADOS
Essa prática de exercícios físicos já demonstrou ser muito benéfica à saúde e ao corpo, porém é necessário tomar alguns cuidados. Não basta colocar um tênis e sair praticando. Tiago destaca que também é importante cuidar da alimentação, evitando ingerir alimentos mais pesados antes do treino e também proteger a pele. “Especialmente no verão em que o sol é mais forte, é fundamental que os praticantes se protejam dos raios solares com bastante protetor solar”, orienta.
Além disso, o especialista diz que é importante beber bastante água, utilizar roupas e calçados confortáveis e também evitar exageros nos exercícios. “Algumas pessoas se excedem e acabam sofrendo lesões como distensões musculares e torções. Por isso é bom ir devagar. Ir sentind o o limite do seu corpo”, diz.
Ele também recomenda que antes de iniciar qualquer tipo de atividade física as pessoas procurem um médico para uma avaliação.

 

Foto: CARLOS POLY

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*