Jovens lançam escolinha para deficientes visuais

Muitas pessoas estão envolvidas no novo projeto, que é gratuito
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Muitas pessoas estão envolvidas no novo projeto, que é gratuito
Muitas pessoas estão envolvidas no novo projeto, que é gratuito

A ideia inicial era ajudar apenas um morador do Costeira que sempre participava dos eventos esportivos da região, mas não podia jogar devido à sua deficiência visual. “Então, decidimos entrar em contato com o Instituto Paranaense dos Cegos para conversar a respeito, e ganhamos de presente uma bola especial que emite sons cada vez que é chutada”, conta Marcelo Murin, um dos idealizadores do projeto.

Com a bola, o araucariense Dilmar Schmidt, de 38 anos, teve a oportunidade de jogar futebol pela primeira vez com alguns colegas do instituto, e sua alegria inspirou os organizadores a divulgarem a novidade. “Nós preparamos um amistoso há algumas semanas e realizamos um evento especial no último domingo, 5 de julho, com o objetivo de lançar a Escolinha para Deficientes Visuais em nossa cidade”, conta Paulo Cesar Ferreira, conhecido como Paulinho.

Segundo ele, o evento atraiu a atenção de muitos visitantes e ainda contou com a presença de dois atletas profissionais, que incentivaram Dilmar e falaram a respeito da importância do projeto. “Nós recebemos o Thiago, que é jogador na seleção brasileira de deficientes visuais, e também o Emerson, que já representou o país em Londres e vai jogar nas Paraolimpíadas de 2016. Eles ficaram animados com a iniciativa e deram muito apoio”.

Com isso, os organizadores iniciaram a divulgação de maneira massiva e convidam todos os deficientes visuais da cidade para participar da iniciativa gratuitamente. “Teremos aulas de diferentes esportes coordenadas por um professor do Ins­tituto Paranaense e até já conseguimos uma van para buscar os atletas em casa. Afinal, nossa ideia é receber todos os interes­sados, pois qualquer pessoa pode alcançar suas metas e se divertir de maneira saudável”, garantem os organizadores.

Os deficientes visuais realizaram um amistoso no dia 5 de julho
Os deficientes visuais realizaram um amistoso no dia 5 de julho

Como participar

De acordo com os organizadores do projeto, existem atualmente 90 deficientes visuais em Araucária, e todos são convidados para participar gratuitamente da escolinha, que funcionará na Fênix Sports, no bairro Costeira. Para isso, basta entrar em contato com a equipe pelos telefones 3643-6771 ou 9700-1151 e fazer a inscrição.

Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE