Karateca fica em 5º nos Jogos Sul-Americanos

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Karateca fica em 5º nos Jogos Sul-Americanos
Rogério Emerick integrou a seleção brasileira na competição

Enquanto o Brasil torcia pela delegação nacional nos Jogos Sul-Americanos desde o dia 7 de março, o município de Araucária tinha um motivo a mais para acompanhar o evento: um araucariense estava lá. Isso mesmo! O karateca Rogerio Emerick teve a alegria de conquistar uma vaga na seleção brasileira e aproveitou a oportunidade. “Foi uma competição fantástica com os melhores atletas sul-americanos”, conta o rapaz, que conheceu seus concorrentes e diversos competidores de outras modalidades.

No entanto, ainda que a experiência tenha sido histórica, já que ele foi o primeiro atleta do município a lutar nos Jogos, seu resultado não foi o esperado. “Eu perdi minha primeira luta contra o campeão Miguel Amargós, da Argentina”, lamenta o atleta. Essa derrota fez com que ele disputasse a repescagem em busca da medalha de bronze. “Dessa vez, eu venci o equatoriano Andres Loor, mas acabei perdendo a luta seguinte para o chileno Jorge Acevedo”, conta. Com o resultado, Rogerio trocou o sonho de ser campeão pela conquista do 5º lugar.

De acordo com o sensei João Carlin Padilha, ainda existe a possibilidade de o araucariense subir na classificação devido a alguns problemas na prova. “Parece que o chileno lutou de maneira irregular, então, se isso for provado, o Rogério sobe”, adianta. Mesmo assim, ele não conseguirá a vaga nos Jogos Pan-Americanos, e precisará competir em outros eventos para tentar a sonhada vaga. “Ele vai disputar o Pan e o Pré-Pan de Karatê, então esperamos que seu resultado seja positivo”, afirma o sensei.

Até lá, Rogerio promete continuar os treinos e deve se preparar ainda mais para aguentar a pressão de eventos como esse. “Adquiri um enorme aprendizado, e agora vou traçar novas metas e objetivos”, garante.

A próxima competição do araucariense será o Brasileiro Universitário, que acontecerá em Maceió, no Alagoas, em abril. “Eu e a Anna Paula vamos representar a FACEAR, enquanto nosso companheiro Cesar Furtuoso lutará pela Faculdade Dom Bosco”, adianta. Vale ressaltar que a competição vale a vaga no Mundial Universitário.

Em terras europeias

Karateca fica em 5º nos Jogos Sul-Americanos
Anna e Rogério tem competido em diversas provas internacionais

Enquanto Rogerio Emerick iniciava sua participação nos Jogos Sul-Americanos no dia 7 de abril, a karateca Anna Paula pegava um avião rumo à Europa. Lá, a araucariense deve competir em três torneios para aumentar sua pontuação no ranking e ainda treinar com medalhistas mundiais.

De acordo com ela, a primeira dessas competições aconteceu no último fim de semana em Lasko, na Eslovênia. “Foi a World Cup nos dias 15 e 16”, conta. Nesse torneio, Anna começou disputando contra uma romena, em uma categoria com 40 atletas. “Ganhei por 2 x 0”, comemora. “Na segunda luta eu enfrentei uma atleta bem experiente da Áustria, então acabei perdendo por 3 x 0”, lamenta a araucariense, que ainda não havia se adaptado à diferença de quatro horas no fuso horário.

Agora, ela segue para a Turquia, onde lutará no Turkish Open, em Istambul no dia 22. “Dizem que esse campeonato é ainda mais forte que o da Eslovênia, e tem um bom prêmio em dinheiro, o que chama a atenção dos atletas”, comenta.

Depois, Anna compete em outro evento na mesma cidade turca. “Esse será no dia 6 de abril”, adianta a jovem, que aproveita para agradecer o apoio recebido. “Obrigada Irani Cenci, do Buffet Brondin, Celso Redes, a Matergi, que tem me ajudado com a Associação Comercial, a Escola Recanto dos Baixinhos, a FACEAR e também o sensei João Carlin e o Rogerio Emerick que correram atrás de tudo para mim. Nunca poderei agradecer”, finaliza.

Outras empresas também podem auxiliar nas despesas da viagem da atleta ligando para 9938-1478.

Compartilhar
PUBLICIDADE