Karatecas comemoram as conquistas de 2014

Rogério, Anna e Cesar lutam este fim de semana por uma vaga na seleção brasileira
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Weslei foi o único medalhista paranaense no Pan-Americano 2014
Weslei foi o único medalhista paranaense no Pan-Americano 2014

Determinação, treinos intensivos e coragem para enfrentar qualquer desafio foram alguns dos ingredientes que tornaram o ano de 2014 inesquecível para o karatê araucariense. Afinal, a cidade contou com representantes nos torneios do estado, no Campeonato Brasileiro e nas maiores competições internacionais como o Sul-Americano, Pan-Americano e até o Mundial, que aconteceu na Alemanha. “Com certeza, esse foi um ano de muitas conquistas, o que nos motiva a buscar novos resultados em 2015”, afirma o sensei João Carlin Padilha que, além de coordenar as atividades da modalidade na cidade, atuou como técnico da seleção brasileira.

Segundo ele, as atividades do ano vitorioso iniciaram logo cedo, quando três atletas de Araucária conquistaram a chance de representar o Brasil. “Tivemos representantes na seletiva no Rio Grande do Norte logo no dia 11 de janeiro de 2014 e também tentamos vagas na seletiva do Rio de Janeiro alguns dias depois”, recorda.

Esses e todos os outros torneios que deram pontuação aos atletas não foram fáceis, mas renderam resultados e fizeram com que o atleta Rogério Emerrick tivesse a alegria de integrar a equipe brasileira nos Jogos Sul-Americanos no início de março, em Santiago. “Foi uma competição fantástica com os melhores atletas”, conta o rapaz.

Ao mesmo tempo que ele competia em terras chilenas, a jovem Anna Paula Carvalho também representava a cidade pelo mundo. “Com recursos próprios e a ajuda de amigos, eu consegui viajar para três campeonatos internacionais, a Word Cup na Eslovênia e dois Open internacionais na Turquia, o que me deu uma motivação imensa”, recorda.

Essa motivação foi tão forte que, assim que voltou da Europa, a araucariense se uniu ao atleta Rogério no Campeonato Brasileiro Universitário, em Alagoas, onde os dois conquistaram uma “dobradinha dourada” no dia 24 de abril em nome da Faculdade Educacional Araucária (FACEAR). “Fomos os campeões em nossas respectivas categorias pela Liga Nacional de Lutas e, com isso, conquistamos as vagas para o 9º Mundial Universitário”, recorda Rogério. No entanto, questões políticas relacionadas à Confederação Universitária fizeram com que apenas metade dos classificados viajassem para o torneio. “Isso foi um pouco frustrante, mas faz parte”, lamenta Anna.

Mesmo com as frustrações, a modalidade continuava ativa na cidade, e logo o colega Weslei Camargo do Nascimento, de 15 anos, trouxe novos ânimos à equipe. “Ele conquistou o ouro do Campeonato Pan-Americano de Karatê, que foi realizado em Lima, no Peru, entre os dias 25 e 30 de agosto”, recorda Carlin.

Além dessa conquista, a equipe de Araucária foi a melhor classificada na 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, conseguiu muitos pódios no Campeonato Brasileiro e sagrou-se campeã masculina nos Jogos da Juventude. “Sem contar que, em novembro, tivemos dois representantes na 22ª edição do Mundial de Karate da WKF (World Karate Federation)”, conta o professor.

Maior conquista

Entretanto, ainda que todas essas conquistas incentivem os atletas, o sensei garante que a maior delas não aconteceu nos tatames. “Nós sabemos a importância de nossos atletas se dedicarem aos estudos, então consegui o contato do diretor do Colégio COC e tentei uma bolsa de estudos de 100% para o atleta Weslei”, recorda.

O que o técnico não sabia era que a instituição também estava à procura de atletas que ela pudesse apoiar. “Nós queríamos encontrar na cidade um projeto esportivo que fosse tão grande como o COC e, ao ouvirmos o Carlin falar a respeito dos treinos e resultados do karatê com crianças de todas as idades e classes sociais, resolvemos incentivar o trabalho”, conta Osman Caue Carvalho, diretor do colégio.

Por isso, além de o campeão Weslei ter a oportunidade de cursar o 2º ano do Ensino Médio no 1º COC do Paraná, outros nove karatecas terão a mesma oportunidade. “Esse apoio é mais importante do que qualquer medalha porque essas crianças não têm condições de pagar um colégio particular. Com certeza, isso é algo que ninguém vai tirar deles e que garantirá o futuro de cada um”, afirma o técnico, que continua à frente da modalidade em 2015 e espera continuar recebendo o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e de outros patrocinadores da cidade.

As atividades de 2015 já começaram

A equipe conseguiu 10 bolsas de estudos 100% no Colégio COC
A equipe conseguiu 10 bolsas de estudos 100% no Colégio COC

Enquanto lembram dos resultados conquistados em 2014, os karatecas da cidade já têm em mente novos objetivos e treinam forte para subirem em novos pódios. “Para você ter uma ideia, o Cesar, o Rogério e a Anna nem tiveram férias e estão treinando duas vezes por dia de segunda a segunda para o primeiro desafio do ano”, conta o sensei João carlin Padilha.

Segundo ele, esse desafio é a seletiva para integrar a seleção brasileira sênior em 2015, e acontece este fim de semana na cidade catarinense de Blumenau. “Eles estão preparados, então esperamos começar o novo ano com os melhores resultados!”, almeja.

Rogério, Anna e Cesar lutam este fim de semana por uma vaga na seleção brasileira
Rogério, Anna e Cesar lutam este fim de semana por uma vaga na seleção brasileira

Texto: Raquel Derevecki / Foto: Divulgação / Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE