Praticar exercícios somente no verão exige cuidados com a saúde

Praticar atividade é saudável, mas antes é preciso ver como anda sua saúde
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Praticar exercícios somente no verão exige cuidados com a saúde
Praticar atividade é saudável, mas antes é preciso ver como anda sua saúde

 

Praticar exercícios físicos no verão é divertido, mas é preciso tomar alguns cuidados com a saúde. A orientação vale principalmente para os praticantes de exercícios esporádicos, porque se aventurar nessas práticas sem o preparo ideal, pode ser muito perigoso para o coração. O praticante deve ser orientado por um profissional especializado para saber exatamente quais exercícios são mais adequados as suas necessidades e objetivos, assim como a melhor forma de desenvolver um programa de condicionamento.

O cardiologista Gunther Langendyk, da Clínica IMA – Instituto de Medicina de Araucária, destaca a importância do exame físico, principalmente se a pessoa estiver acima dos 35 anos. “A avaliação médica é ainda mais importante se a pessoa for hipertensa, tiver algum problema coronariano, for diabética ou em caso de morte prematura dos pais devido a cardiopatias. Nesses casos, é recomendável uma avaliação com um cardiologista”, explica.

Esta avaliação, de acordo com o médico, é muito individual e na maioria dos casos são solicitados exame físico, exames de sangue e eletrocardiograma. Se a pessoa tiver algum problema de saúde, deverá complementar esta avaliação com um teste de esforço. “Quem for praticar ciclismo, boxe, entre outros esportes competitivos, que exigem mais esforço, deverá passar por uma avaliação mais complexa, com acompanhamento de vários profissionais. Esportes não competitivos são mais tranquilos, e na maioria das vezes, não exigem avaliação muito complexa. E se a pessoa tiver menos de 35 anos, é assintomática, leva uma vida saudável e pretende fazer uma atividade leve só no verão, não precisa necessariamente de uma avaliação cardiológica”, orienta.

Dicas importantes

O cardiologista lembra ainda que para praticar exercícios no verão é preciso que a pessoa tome outros cuidados básicos como usar protetor solar, praticar exercícios em horários mais frescos como no começo ou final do dia, cuidar da hidratação do corpo ingerindo muita água, isotônicos, sucos, chás ou consumindo frutas.

Além desses cuidados, Dr Gunther ressalta que no verão o tempo de duração do exercício também é importante, por exemplo, o recomendável é 150 minutos por semana, segundo recomenda a Sociedade Brasileira de Cardiologia. “Se a prática for diária, não é preciso fazer 50 minutos. Lembrando que no inverno o clima favorece e esse tempo pode ser ampliado. É recomendável ainda que o praticante use roupas e tênis adequados. E como estamos tendo um verão muito chuvoso, é bom ficar em alerta com relação aos raios, cuja frequência tem aumentado atualmente. No caso de idosos, estes devem tomar cuidado com escorregões em pistas muito lisas. Outro ponto importante a ser destacado diz respeito aos praticantes de exercícios em idade escolar, pois eles costumam ir ao médico para iniciar um programa de condicionamento físico desacompanhados dos pais, e isso não é correto, pois na anamnese é importante que se esclareçam todas as condições do jovem, por exemplo, se quando criança já teve algum problema de saúde. Enfim, exercícios são importantes para qualquer idade, pois podem prevenir problemas cardiovasculares, basta seguir as recomendações necessárias”, diz o cardiologista.

Dr Gunther finaliza deixando mais uma dica para que as pessoas possam testar sua própria resistência durante a atividade física, principalmente quando não estão sendo acompanhadas por algum profissional. “Quando você está fazendo exercícios e não consegue completar uma frase inteira em voz alta, é hora de parar, pois já chegou próximo à exaustão”, aconselha.

Foto: Everson Santos

Publicado na edição 1097 – 25/01/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE