Professora araucariense é campeã de punhobol

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

15_punhoball7 (1)
Quem olha para Luciane Vicente Teilo ensinando seus alunos na Escola Terezinha Mariano Theobald, no jardim Santa Regina, não imagina que por trás de uma simples professora de Educação Física, se esconde uma campeã mundial de punhobol. Isso mesmo, punhobol! O esporte ainda é pouco conhecido no Brasil e também é chamado de faustball em alemão ou fistball em inglês. Semelhante ao voleibol, é um esporte coletivo, com a diferença de ser jogado em um campo de grama que mede 50m x 20m, com cinco jogadores de cada lado, podendo também ser muito maior que uma quadra de vôlei.

Luciane joga pelo Cube Duque de Caxias, em Curitiba, há 13 anos e já disputou vários campeonatos internacionais, nacionais e estaduais. Nos dias 30 e 31 de julho, seu time foi campeão no Torneio de Jona, na suíça e nos dias 6 e 7 de agosto, a equipe que defende foi penta campeã no Campeonato Mundial Interclubes em Dennach, na Alemanha. “Em setembro disputaremos o Campeonato Brasileiro, no Clube Duque de Caxias e em novembro o Campeonato Sul Americano, em Santiago do Chile e o Campeonato Mundial de Seleções”, comentou a atleta.

Ela conta que começou a jogar com colegas de colégio, ainda no ensino médio, quando o esporte lhe foi apresentado pela primeira vez. “Eles me explicaram sobre o punhobol e eu fiquei interessada, comecei a praticar e gostei muito. Parei de jogar por uns seis anos, quando me casei e tive filhos, mas em 2003 decide retornar e não parei mais”, disse.

Empenho

A professora explicou ainda que a rotina de uma atleta de punhobol não é moleza. Ela treina no Clube Duque de Caxias nas terças, quintas e sábados, e nas segundas, quartas e sextas faz aulas de musculação para ganhar resistência.

“São muitas competições, que exigem bastante do atleta. Temos campeonatos paranaense, brasileiro, torneio interclubes e vários outros. E em Curitiba tem mais dois cubes que possuem times de punhobol”.

Homenagem da escola

Na quinta-feira, 11 de agosto, a direção, equipe pedagógica e alunos da Escola Terezinha Theobald fizeram uma homenagem para Luciane. Ela recebeu uma faixa e uma lembrança, durante uma solenidade cívica.
“Fiquei bem emocionada pelo reconhecimento da escola e de todos que estavam presentes: direção, professores, alunos e equipe da Secretaria de Esporte e Lazer. Como forma de agradecimento, quero implantar um projeto de punhobol na escola, ensinar o esporte que tanto amo para os meus alunos”.


Texto: Maurenn Bernardo / Fotos: Carlos Poly/SMCS e divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE