Projeto usa o futebol para formar bons cidadãos

A proposta dos voluntários é atender mais de 100 crianças este ano
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A proposta dos voluntários é atender mais de 100 crianças este ano
A proposta dos voluntários é atender mais de 100 crianças este ano

O sonho de ser jogador de futebol fez com que o jovem Jhonatan Barbosa Guimarães chegasse ao campo do Jatobá. “Eu via os meninos treinando, então decidi começar também e me preparar. Estou até hoje jogando no projeto De Olho no Futuro, e tenho muita coisa para agradecer”, conta o garoto.

Segundo ele, ainda não foi possível mostrar seu talento em um time profissional, mas o jovem conseguiu um emprego na empresa de um dos voluntários do projeto, e afirma que os treinos o ajudaram a se tornar um cidadão. “Fiz boas amizades aqui e o técnico sempre nos ensinou a fazer as coisas corretas e agir com educação. Isso faz toda diferença para uma criança ou adolescente”, conta.

De acordo com Luiz Tavares, presidente do grupo, esse é o objetivo do trabalho desde 1990 e resultados assim motivam os coordenadores a continuar. “Se salvarmos meia dúzia de crianças já valeu a pena o esforço, mas temos certeza que centenas foram alcançadas nesse período porque eles gostam de participar e valorizam o que aprendem aqui. Por isso, estamos começando mais um ano de atividades”.

O primeiro treino de 2015 aconteceu no dia 23 de fevereiro e já contou com quase 50 crianças. “Nossa proposta é atender mais de 100, então estamos correndo atrás de patrocinadores que nos ajudem com bolas, uniformes e estrutura para levarmos essa garotada para competições”, afirma Luiz.

Os treinos acontecem na segunda, quarta e sexta-feira
Os treinos acontecem na segunda, quarta e sexta-feira

Ainda que a busca por patrocínios continue, ele garante que muita coisa já foi alcançada. “Inclusive, hoje contamos com três professores, sendo dois voluntários e um enviado pela Secretaria de Esporte e Lazer para nos auxiliar, e também recebemos um vesrtiário com banheiros e chuveiros, feito pelo time de Veteranos”, comemora.

Segundo ele, essa estrutura de vestiários faz com que o projeto possa receber meninas a partir de 2015. “Por isso, se você tem entre nove e 17 anos e gosta de jogar futebol, pode vir conversar com a gente”, convida.

Para completar as boas notícias, Luiz acredita que logo o processo de usucapião do campo do Jatobá estará encerrado e o bairro poderá receber um grande centro esportivo para benefício da população. “Nós vamos retirar o processo para liberar o terreno. Assim, ele passará a pertencer à Prefeitura, que poderá construir um espaço cheio de atividades para nossa comunidade”, adianta.

De acordo com a assessoria da PMA, o processo para doação do terreno já está em andamento, mas os projetos de intervenção no local só serão divulgados após o resultado.

Até lá, a comunidade torce pelos futuros benefícios e seus filhos batem uma bolinha com os participantes do “De Olho no Futuro”. Os treinos acontecem em times do sub11, sub15 e sub17 todas segundas, quarta e sextas das 14h às 17h.

Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE