Quase mil araucarienses caminharam pela paz

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Quase mil araucarienses caminharam pela paz
Os participantes vestiram roupas brancas e seguraram balões cor-de-rosaQuase mil araucarienses caminharam pela paz
A caminhada aconteceu no trajeto entre a Prefeitura e o Pq. Cachoeira

Paz. Esse foi o motivo que fez com que quase mil pessoas acordassem cedo no último sábado, 8 de março, e participassem da Caminhada da Mulher. O evento seguiu da Prefeitura em direção ao Parque Cachoeira e contou com muitos adeptos vestidos com roupas brancas e segurando balões cor-de-rosa.

No Parque Cachoeira, a Banda Municipal deu início às atividades em homenagem ao público feminino pelo Dia Internacional da Mulher. Diversas secretarias municipais levaram informações sobre assuntos de sua atribuição, houve sorteio de brindes, feira de artesanato, distribuição de mudas frutíferas, de sementes, temperos e vermífugos.

Além disso, a galera da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer agitou todos os participantes com ginástica, alongamentos e equipamentos de diversão para a criançada. “Os pequenos ficaram entretidos também com a presença do mascote da Guarda Municipal, o Valente, que foi requisitado para tirar muitas fotos”, contou a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Quem optou por cuidar da beleza também pôde fazer as unhas, maquiagem e cabelo com as voluntárias da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI). “Quando a preocupação era com a carreira profissional, havia profissionais falando sobre vagas de emprego, educação para jovens e adultos, e cursos da Secretaria Municipal de Trabalho”.

A secretária municipal de Assistência Social, Belquis de Fátima Ferreira, ficou contente com a adesão das mulheres na mobilização e aproveitou o momento para incentivá-las. “Que as mulheres tenham alegria e otimismo sempre. Que sejam ousadas, pois a coragem transforma! Gostaria de agradecer também a todos que participaram da organização do evento. Cada um contribuiu com um pouquinho e o resultado está aí, esse evento maravilhoso!”, comentou.

Brindes
Além de todas essas atividades, algumas pessoas ainda levaram presentes para casa. Josilene de Fátima Bonfim foi uma delas. A estudante de 19 anos realizou o sonho de ganhar sua primeira bicicleta. “Nossa, nem acredito! Ela é linda e eu nunca tive uma bike antes. Vou embora andando nela”, contou a garota.

Outra sortuda foi a dona Lúcia Helena Antunes Godinho, de 48 anos, que ganhou uma TV de 32’’. “Valeu a pena vir. Eu venho todo ano, mas nunca ganhei nada. É sempre muito bom, mas receber um presente desses é diferente”, disse, emocionada.

Vale ressaltar que as atividades do “Mulher 2014” continuam até abril nos CRAS e também na área rural. A próxima está marcada para este sábado, 15 de março, na Lagoa Grande, das 13h às 17h. Para conferir o cronograma completo, acesse www.araucaria.pr.gov.br.

Orientações
Mais do que a festividade, as orientações em relação ao preventivo e ao autoexame também ganharam destaque no evento. “Pelo que percebemos, a maioria não deixa esta tarefa de lado e isso é muito bom. Trouxemos alguns protótipos de mama para que as mulheres aprendam a fazer a detecção de nódulos e alguns preservativos femininos, os quais tiveram bastante saída”, explicou a auxiliar de enfermagem da Clínica de Saúde da Mulher, Márcia Regina Tunin.

Complementando o leque informativo, o Departamento de Ação e Prevenção também distribuiu informativos sobre a prevenção contra drogas. Já os serviços de Assistência Social ganharam uma barraca sobre os serviços e programas de proteção social. “Ainda nessa linha, a Companhia de Habitação de Araucária orientou sobre os cadastros para inscrição nos projetos de loteamentos sociais”, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura.
 

Compartilhar
PUBLICIDADE