Secretário de Esportes fala com exclusividade sobre os desafios da SMEL

Carlin, o diretor geral Paulo Roberto Rodrigues de Camargo e os diretores de departamento
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Carlin, o diretor geral Paulo Roberto Rodrigues de Camargo e os diretores de departamento
Carlin, o diretor geral Paulo Roberto Rodrigues de Camargo e os diretores de departamento

O primeiro secretário municipal anunciado pelo prefeito Hissam Hussein Dehaini, ainda no dia da eleição, João Carlin Ferreira Padilha é um grande conhecido do meio esportivo. Com um vasto currículo e muita experiência na área, assumiu a Secretaria de Esportes e Lazer no dia 2 de janeiro com uma série de problemas a serem resolvidos e com grandes desafios pela frente.
Carlin, nasceu em Araucária, tem 47 anos e é funcionário concursado da Prefeitura há 23 anos, sendo que há 16 trabalha na Se­cretaria de Esportes como professor de karatê. É graduado em educação física com pós-graduação em treinamento desportivo e especialista em treinamento desportivo. Além disso, tem o 5º Dan de karatê, foi técnico da seleção brasileira principal por 4 anos, se afastando para assumir o cargo. Ao longo da sua trajetória profissional, já formou mais de 30 faixas preta e foi 8 vezes campeão estadual.
Nesta terça-feira, dia 3, o novo secretário concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal O Popular e falou da sua trajetória no esporte e sobre alguns planos e projetos que pretende implantar à frente da Smel. O novo secretário destacou que está muito animado e pretende começar “colocar a casa em ordem” imediatamente.
“Estou muito feliz com o reconhecimento do meu trabalho, por parte do prefeito Hissam. Me dediquei ao longo de toda a minha vida ao esporte e tudo que conquistei até aqui foi devido a isso. Agora chegou a hora de retribuir com muito trabalho, dedicação e empenho e é isso que vou fazer”, afirma.

gfg
Grande desafio
O novo secretário disse que em apenas dois dias de trabalho já pode traçar um panorama geral de como se encontra a secretaria e que a situação é bem complexa. Principalmente, pela questão orçamentária, pois a situação financeira da prefeitura não é nada confortável. “Tem muita coisa a ser feita, principalmente no que se refere a manutenção das estruturas. Vamos ter que encontrar alternativas para resolver essa questão”.
Como o principal desafio em frente a Smel, Carlin afirma que pretende reativar todos os esportes que foram desativados na última gestão como atletismo, ciclismo, handebol, entre outros. “Temos profissionais muito competentes nestas categorias e em médio prazo pretendo retomar o poder competitivo destes times”, disse.
Para Padilha, o grande desafio aí seria ir atrás de apoio financeiro e patrocínio de parceiros. “Ter equipes em competições exige recurso financeiro para transporte, estadia, alimentação, inscrições. Diante da crise em que estamos fica mais difícil, mas não é impossível. Isso é viável sim e em cerca de dois anos, é possível retomar todos estes esportes”, garante.
Equipe
Carlin afirma que teve total autonomia e liberdade por parte do prefeito para fazer a escolha da sua equipe de trabalho. Segundo ele, todos os diretores de departamento são funcionários de carreira, muito bem preparados para assumir suas funções. “Estou feliz por ter uma equipe competente para me ajudar. Todos fazem o que amam e isso faz toda a diferença”.
Além disso, existe a possibilidade de contratação futura de alguns cargos que serão destinados a professores. “Serão todos técnicos da área que se destacam nas suas funções e têm o preparo necessário para oferecer o melhor aos nossos atletas. O critério para contratação não será político”, disse.
Bolsa Atleta
“O Bolsa Atleta não será cortado”, essa é a garantia do novo secretário de esportes. Porém, Carlin afirma que o benefício terá algumas mudanças. “Precisamos fazer um estudo técnico e bastante cauteloso em relação a bolsa. Nossa intenção não é cortar nada que já venha sendo desenvolvido na Smel, pelo contrário, nós pretendemos ampliar e fazer mudanças positivas”, destaca.
Para o secretário, a Bolsa Atleta é um grande incentivo, mas que o critério para a escolha dos beneficiários não deve ser político. “São os professores que deverão indicar os alunos que merecem receber o auxílio, pois são eles que estão convivendo diariamente e, por isso, tem como avaliar o desempenho e o mérito do atleta”.
Karatê
O amor pelo karatê não é se­gredo para ninguém. Porém, Carlin afirma que está enganado quem pensa que sua pasta irá lutar apenas em prol desta categoria. “Para nós o esporte é uma coisa só. Vamos trabalhar por todas as áreas de forma igual”.
Carlin conta que pretende continuar ministrando aulas de karatê a noite. “Vou tentar conciliar a função de professor com a de secretário para não deixar meus alunos e também porque não consigo ficar longe do tatame”.
Escolinhas
Todas as escolinhas oferecidas pela Smel serão mantidas e algumas até ampliadas. A intenção do secretário é oferecer novas aulas gratuitamente aos araucarienses como, por exemplo: muay thai masculino e feminino, jiu jitsu e treino de alta intensidade. “Já temos um projeto piloto no Parque Cachoeira nessa modalidade e pretendemos começar a oferecer em breve para a população, pois é um esporte de baixo custo e grande retorno”.
Novos projetos
Diversos projetos deverão começar a ser implantados pelo secretário. Entre eles, Carlin destaca um projeto de emagrecimento e vida saudável voltado para crianças e o projeto bicicleta solidária. “Nós vamos fazer uma gestão bastante democrática e atender às necessidades e expectativas de toda a população. É isso que podem esperar de mim”, finaliza.

fotos: everson santos

Compartilhar
PUBLICIDADE