Semana Municipal de Capoeira foi show

Evento culminou na gravação de um vídeo clipe
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Semana Municipal de Capoeira foi show
Evento culminou na gravação de um vídeo clipe

 

Palestras, troca de informações, bate-papos e muita ginga. Esta foi a tônica da 1ª Semana Municipal da Capoeira, promovida pela Associação de Capoeira Show Araucária, que aconteceu no final de semana, dias 2 a 5 de março e reuniu mais de 300 pessoas. Além de capoeiristas da cidade e da região, também participaram praticantes do esporte do Chile.

O evento foi descentralizado, com atividades em colégios, no Parque Cachoeira e no Centro de Treinamento do grupo. Teve aula recreativa, atividades de capoeira para crianças, apresentação de capoeira angola, apresentação de jogo ou dança, roda com convidados e participantes das oficinas, e samba. Encerrando a semana, na segunda-feira, dia 5, teve a gravação de um vídeo clipe que será utilizado pela associação para divulgar suas atividades na mídia.

“O resultado superou nossas expectativas. Iniciamos na sexta-feira com atividades nos colégios para divulgação da Semana Municipal.   As metodologias repassadas pelos oficineiros nos proporcionaram muito conhecimento, principalmente durante as aulas para as crianças, que é o foco do nosso trabalho. Tivemos aulas de capoeira angola e em todos os dias aconteceram apresentações de samba, exaltando nossa cultura popular. Foi muito aprendizado e muita experiência adquirida. E para fechar ainda recebi uma homenagem de alunos, amigos, familiares e de todos os capoeiristas presentes”, analisou o contramestre Canarinho, um dos organizadores do evento.

Semana Municipal de Capoeira foi show

Os oficineiros também elogiaram o evento, como o contramestre Xandão, de São Paulo. “Aprendi que o trabalho em equipe funciona, que a capoeira é um instrumento muito forte para apresentação. Aprendi que preciso me dedicar mais a essa parte da capoeira espetáculo, e que sempre é possível reverter o quadro e colocar a capoeira em um patamar mais alto. Voltei pra casa muito inspirado com este evento”.

O professor Chicletes, de Curitiba, destacou que a organização de eventos culturais e esportivos como esse devem ser implantados em todas cidades do nosso país, oportunizando profissionais e praticantes da capoeira. “Em particular, ministrei uma oficina sobre Capoeira Infantil, afirmando que se as escolas acreditarem no potencial de desenvolvimento que ela (capoeira) é capaz de trazer para uma criança, teremos cidadãos do bem no futuro”.

Da mesma opinião compartilha o contramestre Messias, do Rio de Janeiro, que agradeceu o convite e elogiou o evento. “Foi de muita valia, reconhecimento, divulgação da capoeira e suas vertentes. Foram dias de muito aprendizado, trocas de saberes e muita camaradagem, confesso que voltei com a bagagem cheia. Essa iniciativa do contramestre Canarinho contemplou alunos de escolas públicas, moradores de modo geral, possibilitou que a cidade de Araucária sirva de modelo para outras cidades do Brasil e do mundo, pois tiveram capoeiristas de diversas regiões do país e de outros países. Pude comungar também de um encontro feminino organizado pelas capoeiristas multiplicadoras de Araucária, com workshops ministrados por elas com temas super pertinentes para melhoria e condução do futuro da capoeira”, comentou.

Semana Municipal de Capoeira foi show

Agradecimento

Canarinho agradeceu aos patrocinadores Assessoria da Juventude do Estado do Paraná e ID Jovem, SMEL, Pratense, Sol Panificadora, Beto’s, Mix Pizzaria, Raksa, Açougue Bela Vista,   Guinho G2, Serralheria JR, Eluz, Hotel San Gabriel. “Agradecemos também a cobertura do Jornal O Popular, Capoeira News, Capoeira Movies e Victor Lovato”, acrescentou.

 

A vez das mulheres

Semana Municipal de Capoeira foi show
Mulheres também tiveram seu momento na Semana de Capoeira

Ainda como parte do evento, no domingo, dia 4, a programação foi especial para as mulheres, com o Ginga Mulher, que teve oficina de samba, roda de capoeira, oficina de movimentação e de interações e movimentos. Segundo a equipe de organização, o encontro destacou a representatividade da mulher na capoeira, mostrando sus conquistas ao longo do tempo. E também foi interessante pela presença de três convidadas de Curitiba, que ministraram palestras: a mestra de capoeira Shaolin, com a aula de samba; contramestre Sereia, com interações e movimentos; e instrutora Sheirosa, com movimentação.

A organização também agradeceu os patrocinadores do evento Autopeças Araucária, Açougue Bela Vista, Sol Panificadora e Restaurante Costelão (Archelau) e SMEL.

 

 

Fotos: Victor Lovato e divulgação

Publicado na edição 1103 – 08/03/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE