Seminário de karatê agita o Parque Cachoeira

Seminário debateu normas da modalidade, que estará na sua 1ª olimpíadada
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Seminário de karatê agita o Parque Cachoeira
Seminário debateu normas da modalidade, que estará na sua 1ª olimpíadada

No final de semana que passou, Araucária recebeu no Parque Cachoeira, um seminário estadual de karatê conhecido como “Gashuku”, organizado pela Federação Paranaense de Karatê, com apoio da Prefeitura. O evento reuniu cerca de 120 pessoas de várias cidades do Estado, entre elas atletas, técnicos, treinadores, professores e arbitragem para atualização de informações sobre normas vigentes da modalidade e também sobre o que se espera para as Olimpíadas de Tóquio 2020, que marcará a estreia da modalidade nos jogos.
No sábado pela manhã o seminário contou com orientações para os técnicos e para a arbitragem; este último sobre as novas regras da modalidade em função dos jogos olímpicos. À tarde o foco foi o treinamento físico, técnico e tático com apresentações de kata (simulação de movimentos de combate detalhada) e de kumite (aplicação prática das técnicas do Karatê diante um adversário real – luta).
Na manhã de domingo foi a vez da seletiva para a Seleção Paranaense de Karatê, com disputas de kata e kumite. Com tradição na modalidade, Araucária teve seus 20 atletas classificados para o Regional Sul que ocorrerá no fim de abril, em Londrina. Este seminário foi o primeiro de dois que estão previstos para este ano. “Foi um evento bem produtivo, de muita qualidade técnica e que recebeu elogios pela organização”, avaliou João Carlin Ferreira Padilha, técnico da seleção brasileira de Karatê durante 4 anos, no momento afastado para exercer o cargo de secretário municipal de Esporte e Lazer.
Experiência
O seminário estadual de Karatê contou com vários nomes de referência para a modalidade no estado. Mas nenhum deles com a experiência do sensei Aldo Lubes, de 78 anos. Um dos fundadores da Federação Paranaense da modalidade e também da Confederação Brasileira, Lubes é 9° dan em Karatê (o grau máximo é 10).
Projeto novo
Também no domingo, dia 12, a Secretaria de Esporte e Lazer lançou o Programa Smel em Movimento, que contou com cerca de mil participantes, de acordo com os organizadores. A iniciativa incentiva a prática de atividades físicas, por meio da disponibilização de equipamentos esportivos e ainda conta com a orientação de acadêmicos e profissionais de educação física. Os empréstimos são gratuitos, basta apresentação de documento pessoal.
A partir de agora, o programa será realizado todo sábado e domingo, no Parque Cachoeira, das 14 às 17 horas. A estrutura deverá contar com 20 bicicletas para crianças até 12 anos, quadras de vôlei, mesas de tênis de mesa, xadrez e jogos de futebol suíço. Esporadicamente, outros atrativos devem ser levados ao local, para variar a programação. Para este sábado, dia 18, haverá uma aula de zumba e uma aula de ginástica, às 9 horas.

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE