50% dos mesários já foram convocados

Mesários passarão por um treinamento entre os dias 23 e 25 de agosto
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
50% dos mesários já foram convocados
Mesários passarão por um treinamento entre os dias 23 e 25 de agosto

 

O Cartório Eleitoral de Araucária já convocou cerca de 50% dos mesários que vão trabalhar nas eleições deste ano. Ao todo serão convocadas 1.500 pessoas, que atuarão no dia 7 de outubro e, se houver segundo turno, também no dia 28 de outubro. Ao contrário do que ocorreu em eleições anteriores, quando a convocação era feita através de carta enviada pelos correios, este ano os mesários estão recebendo as cartinhas pessoalmente.

Segundo a chefe do Cartório Eleitoral local, Yna Honda, ao ser chamada a pessoa tem o prazo de até cinco dias para apresentar uma justificativa caso esteja impossibilitada de trabalhar no dia da eleição, e o mesário convocado que faltar no dia da eleição tem até 30 dias após a data da votação para justificar sua ausência. “Para fazer a justificativa nos dois casos o eleitor deve se apresentar no cartório eleitoral em que estiver inscrito, com algum documento que comprove o motivo da ausência. O pedido de dispensa será analisado e, se não for aceito, o eleitor continuará obrigado a comparecer no dia da eleição. Caso falte e não apresente uma justificativa no prazo de 30 dias após o pleito, terá que pagar uma multa”, esclarece.

E se o eleitor ainda assim não cumprir com sua obrigação eleitoral sem justificativa, cometerá uma infração administrativa e ficará sujeito ao pagamento de multa. Yna explica ainda que entre os dias 23 e 25 de agosto, todos os mesários e presidentes de seções convocados vão passar por um treinamento.

Título cancelado

A chefe do Cartório Eleitoral lembra que os eleitores que estão com o título cancelado precisam comparecer às urnas, pois se não o fizerem, terão que pagar multa. “Se o eleitor estiver fora do município onde vota, deverá comparecer em qualquer seção eleitoral ou posto de justificativa do TRE, para justificar o seu voto, ainda que esteja com o título cancelado. Se não o fizer, terá que pagar uma multa por turno da eleição”, salienta.

Tecnologia à serviço dos eleitores

Uma das inovações das eleições deste ano é o e-Título, aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral que substitui o título de eleitor em papel, além possibilitar ao eleitor a consulta de informações referentes ao seu local de votação e a emissão da certidão de quitação eleitoral. A certidão é utilizada para a renovação de passaporte, para a matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou posse em cargo público, e apresenta agora uma nova funcionalidade: a emissão de certidão de crimes eleitorais, uma outra exigência referente à situação eleitoral no caso de, por exemplo, posse em cargo público.

Para contar com essa facilidade, o cidadão deve baixar em seu celular ou tablet o aplicativo e-Título, disponível na App Store e no Google Play. O eleitor deve inserir seu nome, o nome da mãe, a data de nascimento e o número do seu título de eleitor. Caso não saiba o número do título, deve acessar o site do TRE-PR, www.tre-pr.jus.br, em Eleitor e Eleições, Título e Local de Votação, ou diretamente o link http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao-consulta-por-nome, e inserir seu nome, o nome da mãe e a data de nascimento para consultar o número do seu título de eleitor.

É bom lembrar que, apesar de substituir a 2ª via em papel do título de eleitor, o e-Título só dispensa a apresentação de documento oficial com foto no momento da votação caso o eleitor já tenha realizado o recadastramento biométrico.

Foto: divulgação

Publicado na edição 1123 – 26/07/18

Compartilhar
PUBLICIDADE