Acertem os relógios para o horário de verão

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O horário de verão de 2016 vai começar à zero hora do próxi-mo domingo, 16 de outubro. Os brasileiros deverão adiantar o relógio em uma hora a partir da meia-noite. O novo horário durará até o dia 19 de fevereiro de 2017.

Quem costuma sentir os efeitos da mudança de horário no organismo deve começar a se preparar desde já, adiantando gradualmente a hora de dormir. Segundo orientam alguns médicos, a adaptação pode ser feita em um período de cinco a sete dias. Isso porque a mudança altera a ordem temporal interna do nosso corpo, que regula os ritmos de sono e temperatura.

As consequências no organis-mo podem ir desde mal estar, dificuldades para dormir, sonolência diurna e até alterações de apetite. Uma dica para melhorar a adaptação é dormir com a janela aberta, para que a luminosidade natural ajude a despertar mais cedo.

Economia

O objetivo do horário de verão, medida adotada no Brasil desde 1931, é proporcionar uma economia de energia para o país, com menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

Texto: Maurenn Bernardo

Compartilhar
PUBLICIDADE