Home / Notícias / Geral / Ações educativas em Araucária mostram que é preciso preservar!

Ações educativas em Araucária mostram que é preciso preservar!


Alunos de três escolas plantaram mudas de  dedaleira e jabuticabeira

Alunos de três escolas plantaram mudas de
dedaleira e jabuticabeira

Mutirão de limpeza, plan­tio de árvores e outras ações marca­ram a Semana do Meio Ambiente em Araucária e chamaram a atenção da população para a necessidade de preservar hoje o que a humanidade quer utilizar amanhã.

A primeira atividade aconteceu no dia 1º de junho, quando funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente se reuniram para limpar o Parque Cachoeira e o Parque Linear. “Muito lixo deixado pelos visitantes no final de semana foi recolhido pela equipe. Os funcionários ainda conversaram e orientaram a população que passeava pelo parque e ressaltaram a importância da conscien­tização quando o assunto é meio ambiente”, conta a SMMA.

Já nos dias 2 e 3 foi a vez de o departamento de Educação Ambiental realizar um plantio de árvores com o apoio dos funcionários do Horto Municipal. A atividade aconteceu nas escolas Marcos Freire, Ibraim Mansur e Escola Municipal Nadir Alves Pinto, onde os alunos do 4º ano participaram plantando mudas de dedaleira e jabuticabeira.

Segundo a secretaria, essas turmas foram escolhidas porque fazem parte do programa Agente Ambiental Mirim. Por isso, eles receberam orientações sobre a árvore que estava sendo plantada e se comprometeram a cuidar da planta. Além disso, os pequenos tinham na ponta da língua o que a árvore precisa para sobreviver: “água, sol, terra, carinho e muito amor”, afirmaram.

Agente Ambiental Mirim

Vale ressaltar que esse projeto existe desde o ano passado e tem como objetivo levar até as crianças os assuntos relacionados à conservação e preservação do meio ambiente. No total, são cinco módulos, pois dois acontecem nas escolas e três fora do ambiente estudantil com visitas orientadas ao Barracão de Reciclagem, CCZ e Horto Municipal.

De maneira didática e dinâmica, as educadoras passam aos alunos conhe­cimentos gerais sobre a importância da separação do lixo, saneamento básico, bem-estar animal, biodiversidade, ecologia e outros temas como sustentabili­dade. Após a conclusão do programa, e depois de receber o certificado de Agente Ambiental Mirim, eles desenvolvem projetos em suas escolas e ainda passam o conteúdo para os amigos.

Ainda podemos saborear o pinhão!

Basta um dia mais frio para saborear o delicioso pinhão assado no forno à lenha ou outras receitas derivadas dessa semente. No entanto, essa tradição gastronômica do Paraná só existe ainda hoje porque medidas rígidas têm sido tomadas para garantir a preservação dessa espécie.

Uma delas é realizada no Horto Municipal de Araucária. Lá, servidores da Prefeitura produzem mudas, que são doadas para ações em áreas de preservação, recuperação de áreas, reserva legal, paisagismo entre outras utilidades. O Parque Cachoeira é uma das localidades que todo ano recebe novas mudas.

De acordo com o técnico de Meio Ambiente João Aroldo Rocha, essas mudas são produzidas com sementes coletadas do chão porque estão preparadas para germinar. Em cerca de três meses, a muda está formada, mas a árvore só começará a produzir o pinhão a partir dos 15 anos de idade. Ainda, estima-se que somente 10% dessas mudas sobrevivam, o que aumenta a inda mais a responsabilidade de preservar. Afinal, essa delícia não pode acabar!

Texto: Raquel Derevecki / FOTO: Carlos Poly/SMCS

Sobre Redação

Redação

One comment

  1. Isso ai pena q a maioria da população nao ta nem ai,entao da a impressao a nos q esse trab de formiguinha nao chegara a lugar nenhum,mas chega sim.Querer o que de um pais q nao tem educação de qualidade

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*