Home / Notícias / Geral / Ações lembram o Dia Mundial da Água

Ações lembram o Dia Mundial da Água


Coleta de lixo fez parte das ações


Sábado, 22 de março, é o Dia Mundial da Água e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) está realizando ações para lembrar a data e ressaltar a importância dos cuidados com a água. As ações estão sendo desenvolvidas sob a coordenação do Departamento de Educação Ambiental e acontecerão até o dia 26 deste mês.

Na quarta-feira, dia 19, foi realizada uma limpeza padronizada no Parque Linear, área que tem função estratégica de proteção das águas dos rios Chimbituva e Cachoeira. Foi coletado cerca de meio caminhão de entulhos, quantidade considerada grande pelos profissionais da SMMA. “É uma área pequena e temos que considerar que o local não é apropriado para este tipo de descarte, além de existirem lixeiras na região, a cidade ainda conta com serviço de coleta de entulhos”, explica a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Karla Fabianne Volaco.

Foram retirados diversos tipos de entulhos do parque, como aparelhos de TV, mudas de roupas, latas, móveis quebrados, grandes pedaços de madeira e de ferro. Karla solicita que as pessoas ajudem a cuidar do parque e enfatiza que o espaço é de todos. “Se cada um fizer a sua parte, o local não vai voltar a ficar com lixo. Cuidar das áreas verdes e da água é importante. Os atos de preservação precisam ser contínuos, lembrando que fazer sempre o uso racional da água em casa pode evitar o racionamento nas épocas mais secas”, complementa.

Continuidade
Ontem, dia 20, foi realizada uma trilha urbana em parceria com a Secretaria de Educação (SMED) no entorno da Escola de Gestão Pública dos Servidores. Pedagogas da rede municipal de ensino participaram de uma atividade de educação ambiental que poderá ser desenvolvida nas escolas onde atuam.

A trilha urbana utiliza o espaço do entorno da escola como instrumento de aprendizagem para uma atividade de percepção, exploração e reflexão sobre o ecossistema urbano, visando estimular o desenvolvimento de valores relativos à cidadania e à qualidade de vida no ambiente urbano.

No dia 26 de março, a atividade programada é uma visita técnica na Área de Proteção Ambiental do Passaúna. Profissionais da SMED e da SMMA irão verificar a possibilidade de incluir a área em um roteiro de educação ambiental, já que o manancial abastece o município e seria interessante mostrar para os alunos de onde vem a água da cidade.
 

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*