Afundamento de asfalto traz risco de acidente na Av. das Araucárias

Caminhões quase tombam devido ao mau estado da via. Foto: Everson Santos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Afundamento de asfalto traz risco de acidente na Av. das Araucárias
Caminhões quase tombam devido ao mau estado da via. Foto: Everson Santos

 

O afundamento em um trecho do asfalto na avenida das Araucárias, sentido Curitiba, pouco adiante da empresa Cassol, no bairro Barigui, tem preocupado motoristas. O risco de acidentes é grande, por conta dos veículos que passam em alta velocidade, principalmente à noite, quando a visibilidade é menor. Segundo relatos de alguns motoristas, todos os dias é possível presenciar no local, caminhões pesados, ameaçando tombar, em função do desnível na pista. Isso sem contar os carros menores, que passam em alta velocidade, e acabam perdendo o controle, correndo risco de caírem na ribanceira ou que, na tentativa de desviar, acabam invadindo a pista contrária.

“Já vi vários caminhões carregados com madeira quase tombando ao passar pelo trecho. Pior que abaixo do morro tem uma casa, imagine se algum carro cai ali, que tragédia seria”, reclamou uma moradora da região. Outro motorista relata que seu carro rodou na pista, mas que ele conseguiu jogar para outra mão. “Por sorte não vinha nenhum carro em sentido contrário”, comentou. Ainda de acordo com os denunciantes, não foi colocada nenhuma sinalização no trecho defeituoso, e o motorista só percebe quando está muito próximo.

O secretário municipal de Obras Públicas, Fabiano Melo dos Santos, explicou que o trecho ainda está em obras, faltando a parte do recape final. “Estamos de mãos atadas, a empresa parou os serviços por conta de um aditivo no contrato, que deverá ser pago pelo Governo do Estado, já que a obra é financiada pelo Paraná Cidade. A promessa era de que esse reequilíbrio fosse feito até o mês de março. A Prefeitura vai cobrar um posicionamento do Governo, porque com a obra parada, todo mundo fica no prejuízo, a empresa em primeiro lugar, porque já teve perdas em função da diferença no preço de um dos insumos necessários para a produção do asfalto, e também porque precisa fazer manutenções constantes na avenida. O fato é que a empresa terá que cumprir o contrato”, esclareceu Fabiano.

Diante da denúncia apresentada pelos reclamantes com relação ao afundamento na avenida das Araucárias, o secretário disse que a empresa já foi comunicada e deverá fazer a intervenção necessária.

Obras nas ruas da região dependem de recursos do Paraná Cidade

Além dos transtornos causados pela demora na conclusão das obras na avenida das Araucárias, muitas ruas no seu entorno acabaram sendo prejudicadas em função dos desvios que foram necessários fazer durante a execução dos serviços. Porém, de acordo com o secretário de Obras, mesmo antes de serem utilizadas como desvio, muitas ruas já estavam em condições ruins.

“Ainda na época da duplicação os desvios que foram feitos já danificaram as vias secundárias que, de lá para cá, só receberam serviços de tapa buracos, por isso estão nessas condições. Importante lembrar que os projetos para pavimentação dessas vias já estão prontos, mas a Prefeitura aguarda a liberação de recursos do Paraná Cidade, e não é possível estabelecer prazos. Algumas precisam de manutenção, outras precisam de asfalto novo”, reiterou Fabiano.

 

Afundamento de asfalto traz risco de acidente na Av. das Araucárias
Ruas paralelas e tranversais à avenida estão detonadas. Foto: Everson Santos

 

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1157 – 04/04/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE