Agora está definido: Ano letivo de 2015 acabará só em março 2016

Os estudantes terão férias entre os dias 23 de dezembro e 1º de fevereiro
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os estudantes terão férias entre os dias 23 de dezembro e 1º de fevereiro
Os estudantes terão férias entre os dias 23 de dezembro e 1º de fevereiro

“Teremos aulas no sábado? Vamos ter feriados? E que negócio é esse de sexta aula?”. Essas eram algumas dúvidas que pairavam sob a rede estadual de ensino até esta semana. Afinal, a greve dos professores comprometeu 30 dias letivos, que precisarão ser repostos de alguma maneira para completar os 200 exigidos na grade escolar. Para isso, a direção dos colégios do município se reuniram nas últimas semanas e cada instituição finalizou seu calendário até o dia 3 de julho.

De acordo com o professor Sérgio Ricardo Hey, diretor-geral do Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski, de maneira geral, as instituições do município optaram por manter as cinco aulas diárias nos períodos matutino, vespertino e noturno. “Se colocássemos a sexta aula, muitos alunos que trabalham ou moram longe teriam dificuldades, pois as aulas da manhã, por exemplo, teriam que começar às 7h10 e terminar 12h25, enquanto as da noite aconteceriam das 18h30 às 23h45”, explica.

Para Rodrigo Marcelo Wzorek, diretor-geral do Colégio Estadual Professora Helena Wysocki, essa também foi a me­lhor decisão. “Muitos estudantes dependem de ônibus, principalmente no período noturno, e nossos professores não são exclusivos da escola e precisam chegar às outras instituições de ensino em que trabalham. Sem contar que no período da tarde temos muitas crianças, que acabariam saindo em um período escuro do dia, comprometendo sua segurança”, afirma.

Com essa decisão, foi necessário dividir as reposições em outras datas disponíveis como o recesso de julho, feriados municipais e alguns sábados do ano. “Então, no nosso caso, decidimos fazer uma reposição neste sábado, 11 de julho, na semana que vem entre os dias 13 e 17, e também no sábado, dia 25”, informa o diretor do Szymanski. “Já em nosso calendário, colocamos aulas neste recesso e somente em um sábado, dia 18, porque ter aulas no fim de semana é algo difícil para muitos estudantes que trabalham, têm caquetese e outros compromissos”, completa o diretor do Helena Wysocki.

No entanto, com essas mudanças, todos enfrentarão as salas de aula até o início de 2016. “O calendário ficou muito aper­tado, então teremos aulas até 4 de março para, então, iniciar as atividades referentes a 2016”, informa o professor Diovani Kawa, vice-diretor do Colégio Estadual Fazenda Velha.

Para que isso aconteça, as aulas seguem até 23 de dezembro com paradas somente nos feriados nacionais e retorno em 1º de fevereiro. “Aí trabalhamos até o início de março, mas não sabemos ainda a data de início do próximo ano letivo porque dependemos das orientações da Secretaria de Estado da Educação (Seed)”, completa Diovani.

Texto: Raquel Derevecki / FOTO: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE