AGOSTO AZUL: Exame do PSA visa prevenir diagnóstico tardio do câncer de próstata

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

AGOSTO AZUL: Exame do PSA visa prevenir diagnóstico tardio do câncer de próstata

 

O Agosto Azul é um mês instituído no Estado do Paraná para ressaltar a importância do homem cuidar da sua saúde. Durante o mês, as unidades básicas de Araucária, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) estão disponibilizando maior acesso e possibilitando que as mulheres possam agendar exames para seus companheiros. As orientações foram no sentido de os postos de saúde avaliarem as situações e encaminharem para vacinação os homens que aparecerem nas unidades. Exames de glicemia e testes de HIV, hepatites entre outros. E de incentivo a participação do homem no pré-natal e na paternidade.

Um desses exames é o PSA: um exame de sangue que detecta alterações na quantidade de uma proteína produzida pela próstata. O câncer de próstata pode ser uma das causas para esta alteração. O PSA é indicado para homens a partir dos 50 anos, ou 45 anos se já houve casos de câncer de próstata na família (pai ou irmãos antes dos 60 anos). Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens e cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Quando no início, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Mas quando há sinais, os mais comuns são: dificuldade de urinar, sangue na urina, necessidade de urinar mais vezes.

O PSA é um dos exames importantes para detectar possíveis tumores. Ele não substitui, por exemplo, o toque retal, outro exame contra o câncer de próstata que os homens precisam fazer quando for indicado. É muito importante ressaltar que nem sempre uma alteração em qualquer um dos exames é um câncer, mas esses exames apontam a necessidade ou não de melhor investigação.O Ministério da Saúde destaca que não fumar, ter uma alimentação saudável e evitar bebidas alcoólicas são hábitos que ajudam a prevenir o câncer de próstata.

Foto: divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE