Água com cor e sabor estranhos intrigam moradores

Foto: Marco Charneski
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Água com cor e sabor estranhos intrigam moradores
Água em algumas torneiras voltou à coloração normal, mas o gosto continua ruim. Foto: Marco Charneski

 

Há dias que os consumidores de Araucária estão percebendo que a água fornecida pela Sanepar tem saído das torneiras com uma coloração escura e um gosto estranho. Algumas pessoas chegaram a relatar que o gosto se assemelha ao bolor, e a cor dá a impressão de que a água está suja. A principal dúvida é saber se, por conta disso, a água está imprópria para consumo. Na dúvida, muitos estão fervendo a água antes de beber.

Sobre o problema, a Sanepar informou que o odor e o sabor sentido por alguns moradores de bairros de Araucária, na água distribuída nos últimos dias, não oferece qualquer risco à saúde. Explicou ainda que as análises realizadas pela companhia mostraram que a alteração nas características da água in natura foi provocada por uma questão climática. Tal fato decorre da temperatura registrada neste outono/inverno cuja amplitude média entre mínima e máxima foi cerca de 13ºC, maior que as registradas anteriormente, alterando o ciclo da água armazenada na represa do Passaúna e suas característica biológicas e físico-químicas.

Para eliminar esse efeito, a companhia disse que está adicionando carvão ativado em seu processo de tratamento. Mesmo assim, alguns moradores ainda poderão sentir odor e sabor em virtude da troca da água nas tubulações, que ocorre de maneira gradual. A empresa ressalta que a água distribuída é absolutamente segura e não representa nenhum risco à saúde, atendendo à portaria do Ministério da Saúde, número 5.

Informou também que esse fato não está relacionado às obras executadas pela Sanepar na estação de tratamento de água Passaúna, realizada há algumas semanas atrás.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1169 – 27/06/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE