Home / Notícias / Geral / Álcool para acender churrasqueiras pode causar tragédias

Álcool para acender churrasqueiras pode causar tragédias

Diego teve queimaduras graves após explosão quando acendia a churrasqueira


 

O uso do etanol, também conhecido como álcool etílico, para acender churrasqueiras é uma das principais causas de queimaduras. O jovem Diego Rodrigo Fagundes sentiu na pele, literalmente, os perigos dessa prática. No dia 14 de outubro ele foi acender a churrasqueira e na hora que ateou fogo, fechou o tambor e o mesmo explodiu. Ele teve grande parte do corpo atingido, com queimaduras de 2º e 3º grau, principalmente no rosto, braços e mãos.

Ficou 45 dias internado no Hospital Evangélico, em Curitiba, tomou muitos remédios, inclusive morfina, de quatro em quatro horas. Já fez vários enxertos, sendo quatro no braço e um no peito. “Agora que as feridas estão cicatrizando, mas ainda terei que fazer várias cirurgias reparadoras. Estou sofrendo bastante e jamais desejo que outra pessoa passe por isso. Portanto, dou um conselho: tomem muito cuidado quando forem lidar com álcool. Hoje vivo à base de pomadas e remédios para dor, estou afastado do trabalho e as cicatrizes do meu corpo nunca mais sairão”, comentou.

Bombeiros alertam

O grande risco, segundo explica o Corpo de Bombeiros de Araucária, acontece quando a pessoa joga o álcool na churrasqueira e aguarda um tempo para acender o fogo. “O tempo de vaporização do álcool é muito rápido e quanto mais a pessoa demora pra acender o fogo, mais vapor combustível haverá naquele ambiente. Ao acender o fogo não haverá somente o líquido, mas muito vapor acumulado e isso poderá provocar uma explosão”, explicou o capitão Renan Bortolassi, comandante da unidade.

De acordo com ele, as pessoas devem evitar o uso do álcool líquido, a orientação é de que utilizem álcool em gel, acendedores, ou ainda pão ou papel encharcado com o produto. “Ao jogar o álcool no carvão, o correto é atear fogo imediatamente, lembrando que não se deve, em hipótese alguma, utilizar o produto direto do galão, o ideal é jogar em pouca quantidade. Ressalto ainda que este “muito tempo para acender o fogo” é algo em torno de 1 ou 2 minutos, no máximo”, reitera.

 

Foto: divulgação

Publicado na edição 1096 – 18/01/2018

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*