Alerta sonoro avisará a chegada de caminhões da coleta seletiva

Foto: Carlos Poly
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Alerta sonoro avisará a chegada de caminhões da coleta seletiva
Foto: Carlos Poly

 

Desde a última quinta-feira, 25, os caminhões da coleta seletiva de Araucária estão circulando com um dispositivo sonoro para avisar que está passando pela localidade. O alerta tem som de sino e ajudará a chamar a atenção dos moradores para que coloquem os materiais recicláveis para a coleta. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), o alerta sonoro só não ocorrerá próximo a locais como escolas/CMEIs e hospital. Os caminhões de recicláveis circulam duas vezes na semana na área central da cidade, uma vez por semana nos bairros e uma vez por mês no interior do município.

É importante que os moradores tenham ciência da importância de dar o destino correto a esses materiais por meio da coleta oficial. Daí o cuidado de colocar os materiais recicláveis para a coleta seletiva pouco tempo antes do caminhão passar. O alerta sonoro vai auxiliar para que os moradores sejam lembrados que o caminhão da coleta se aproxima. Permitir que os materiais sejam coletados por terceiros pode representar uma risco à saúde e ao meio ambiente. Há relato de situações em que coletores clandestinos selecionam o que lhes interessa e descartam o restante do material em qualquer local, incluindo terrenos baldios e áreas de preservação ambiental.

Em Araucária, a coleta seletiva também tem um lado social. Os materiais da coleta oficial são encaminhados para a Associação de Catadores Reciclar Araucária que separa o material recolhido. A separação correta dos quatro grupos de materiais recicláveis (papel/plástico/metal/vidro) auxilia no processo de reciclagem e também proporciona um aumento na renda das pessoas que trabalham na Associação Reciclar. Ao não misturar os materiais recicláveis com resíduos orgânicos (que devem ir para a outra coleta realizada pela Prefeitura), se acelera o processo de separação dos resíduos recicláveis recolhidos e aumenta a quantidade de materiais reaproveitados.

Condomínios

A Prefeitura de Araucária também tem realizado um importante trabalho para a organização e separação de materiais recicláveis em condomínios no município. Os condomínios são responsáveis por dar o destino correto aos seus materiais.

O descumprimento pode gerar notificações. Os condomínios que têm interesse em organizar a sua entrega de recicláveis para a coleta seletiva podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo (41)3614-7480.

Este telefone também serve para informações gerais sobre a coleta seletiva.

Texto: PMA

Compartilhar
PUBLICIDADE