Alunos da Escola Ceci foram conhecer o TJ

Os alunos ficaram vislumbrados com a estrutura que viram no TJ, em Curitiba
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os alunos ficaram vislumbrados com a estrutura que viram no TJ, em Curitiba
Os alunos ficaram vislumbrados com a estrutura que viram no TJ, em Curitiba

A ideia de apro­ximar o Judiciário da vi­da dos estudantes, para que eles possam compreender me­lhor a função e a importância deste Poder para a sociedade, está trazendo resultados bastante positivos na Escola Municipal Ceci Cantador, no jardim Alvorada. Além de aprender os conteúdos específicos que estão no currículo, alunos do 5º ano estão conhecendo de perto os princípios de ética, moral e Justiça.

No dia 19 de maio, as crianças visitaram o Tribunal de Justiça do Paraná. Esta foi apenas mais uma das várias ações que elas já participaram dentro do programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”. Através dos ensinamentos repassados pelos próprios juízes, promotores e advogados e de visitas no Fórum e agora no TJ, elas estão sendo conscientizadas sobre seus direitos e deveres, aprendendo como exercê-los, além de conhecer toda a estrutura do funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços jurisdicionais. A visita no TJ foi acompanhada pela professora Priscilla da Cunha. Ela contou que os alunos ficaram encantados com a infraestrutura do local e com a maneira como foram recepcionados pelo juiz Carlos Alberto Ritzmann, da Comarca de Araucária, que explicou as diferenças entre o Fórum e o Tribunal, sua composição e fun­cionamento.

Os estudantes também puderam contemplar a exposição “Do Bico de Pena ao Computador: a evolução da escrita e da comunicação no Poder Judiciário do Paraná”. A mostra conta com 156 itens, entre eles a primeira máquina de escrever, de 1915, utilizada na secretaria do TJPR; canetas bico de pena usadas por magistrados e outros objetos. No encerramento do passeio, os estudantes ganharam um delicioso lanche.

Novas ações

A diretora da escola, Adriana Mazeto, disse que novas ações fazem parte do cronograma do programa Justiça na Escola. No dia 13 de junho, o juiz, o promotor e um advogado farão uma visita na escola para conversar com a turma e esclarecer todas as dúvidas que surgiram nas etapas anteriores. “No dia 27 de junho, será o grande momento de conferir os resultados do programa. Os alunos farão um júri simulado, onde terão a oportunidade de apresentar na prática tudo o que aprenderam“, pontuou Adriana.

Texto: MAURENN BERNARDO / FOTO: DIVULGAÇÃO

Compartilhar
PUBLICIDADE