Alunos do Colégio Sesi expõem projeto na Ficiências | O Popular do Paraná
Home / Notícias / Geral / Alunos do Colégio Sesi expõem projeto na Ficiências

Alunos do Colégio Sesi expõem projeto na Ficiências

Alunos estão em Foz do Iguaçu expondo o projeto na Ficiências

 

Os alunos Leonardo Pereira Marques da Silveira, do 1° ano do ensino médio e Mateus André Rodrigues dos Santos e Ygor de Paula Chagas, ambos do 2° ano do Colégio Sesi Araucária, estão vivendo uma experiência única. Eles são autores do projeto “Substituindo o isopor: desenvolvimento de material biodegradável para substituição do isopor utilizado no transporte e proteção de equipamentos frágeis”, que está em exposição na Ficiências 2017 – Feira de Inovação das Ciências e Engenharia, que é promovida pela Itaipu Binacional e acontece em Foz do Iguaçu até a próxima sexta-feira, 10 de novembro.

“O projeto já foi apresentado em uma Feira de Ciências na PUC e foi selecionado para a maior feira de ciências do Paraná e uma das maiores do Brasil”, disse a professora Ana Caroline Pscheidt, orientadora dos alunos ao lado da também professora Talita Cristina Politta.

Ela conta que os estudantes iniciaram uma série de pesquisas com intuito de criar um produto para substituir o poliestireno, utilizado para transportes de equipamentos frágeis, por um novo material que seja biodegradável e produzido a partir do reaproveitamento de outros resíduos orgânicos, resultando em um menor impacto ambiental. “Eles usaram materiais como a grimpa de araucária, serragem, bucha vegetal, palha de milho verde, cola animal e plástico de batata. Durante o projeto eles fizeram inúmeros testes com estes diferentes materiais, em várias proporções. Os experimentos foram realizados no laboratório de ciências do colégio.

Os alunos pretendem dar continuidade a este projeto testando a condução térmica e acústica, pois acredita-se que o material tem propriedades isolantes de calor e som, e testando ainda outras aplicações, além da proteção de materiais frágeis.

Prêmio

O projeto dos alunos do Sesi também está concorrendo a um prêmio de aclamação popular, através da visualização de um vídeo no youtube: http://youtu.be/NfbVLrpjHiE. Curta e compartilhe com seus familiares.

 

Texto: Maurenn bernardo / Foto: divulgação

Sobre Redação

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Os campos requiridos são marcados com *

*