Araucária conta com serviço de atenção em saúde mental a pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas

Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Araucária conta com serviço de atenção em saúde mental a pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas
Foto: divulgação

 

Araucária conta com um serviço de saúde especializado em oferecer atenção em saúde mental a pessoas que fazem uso prejudicial do álcool e outras drogas, através de ações de atenção à crise, tratamento e reabilitação psicossocial: o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD). De acordo com o CAPS AD, em média, ocorrem 92 acolhimentos/orientações (entre pacientes e familiares) por mês e entre 350 a 400 pessoas são inseridas em tratamento/mês.

A busca pelo atendimento pode ser realizada pelos pacientes ou familiares de forma direta (porta aberta) ou através de encaminhamento dos diversos serviços da rede municipal e comunidade. O CAPS AD oferece atenção diária a pacientes, permitindo a elaboração de projetos terapêuticos dentro de uma perspectiva de evolução contínua, visando a reinserção social e a melhoria da qualidade de vida. O apoio da família e redes sociais são fundamentais neste processo.

No CAPS AD são realizados atendimentos por equipe multiprofissional composta por dois psiquiatras, cinco psicólogos, dois médicos clínicos, duas assistentes sociais, dois terapeutas ocupacionais, uma farmacêutica para suporte, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, um auxiliar administrativo, três auxiliares de serviços gerais, três estagiários e a coordenação.

O serviço desenvolve as atividades de acolhimento, escuta e avaliação das necessidades de quem precisa de cuidados em saúde mental relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Dentro do serviço são realizadas oficinas e grupo terapêutico que são atividades coletivas que estimulam potencialidades, socialização e participação na comunidade. O CAPS AD ainda oferece a psicoterapia, um espaço de escuta para abordar o sofrimento psíquico e autonomia em relação à vida e ao cuidado em saúde mental. No acompanhamento clínico e psiquiátrico é feita a avaliação do estado psíquico e da condição clínica do usuário do serviço, instituindo conduta medicamentosa e terapêutica quando necessário. Também é realizado o atendimento social através da avaliação, orientação e acompanhamento sociofamiliar, encaminhamentos para serviços da rede de saúde e assistência social, bem como espaços comunitários. O acompanhamento e orientação familiar oferecem suporte ao acompanhamento terapêutico e as visitas domiciliares também fazem parte do tratamento por meio da intervenção no domicílio.

O serviço CAPS AD atende das 8h às 17h e está localizado na Rua Pedro Druszcz, n° 831 – Centro. Mais informações pelos telefones (41)3905-6200 ou 3614-7717.

Texto: PMA

Compartilhar
PUBLICIDADE