Araucária marca presença no 1º Congresso da Juventude Polônica da América do Sul

Marcos (primeiro na foto) participou do congresso para ampliar seus conhecimentos. Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Araucária marca presença no 1º Congresso da Juventude Polônica da América do Sul
Marcos (primeiro na foto) participou do congresso para ampliar seus conhecimentos. Foto: divulgação

 

Nos dias 3 a 7 de julho aconteceu na capital do Estado o 1º Congresso da Juventude Polônica da América do Sul, por iniciativa da Associação da Comunidade Polonesa. O objetivo foi aproximar os jovens residentes desta área da cultura, de seus ancestrais europeus. Participaram do evento brasileiros, argentinos, chilenos, peruanos e poloneses.

A abertura do Congresso contou com a presença do presidente da Associação da Comunidade Polonesa, Dariusz Peter Bonisławski, diplomatas poloneses da Embaixada e do Consulado-Geral e dos presidentes de organizações polonesas de vários países, incluindo a Braspol, estabelecida há 30 anos no Brasil.

Os jovens que participaram do evento assistiram a um extenso programa de congressos onde puderam tomar conhecimento de programas oferecidos pelo Estado, oficinas sobre cultura polonesa e apresentar as realidades de suas atividades e suas preocupações em cultivar tradições e costumes herdados de seus pais ou comunidades polonesas.

O araucariense Marcos Zesutko, integrante da Braspol, esteve presente no evento e comentou sobre sua experiência nos dias do congresso. “Me convenci de que, apesar da passagem do tempo, as mudanças sociais ocorridas na América do Sul, e especialmente no Brasil, a identidade nacional polonesa, a maioria dos valores baseados na fé católica e religião permanecem e são cuidadosamente passados de geração em geração. Foi uma experiência muito boa mesmo, principalmente porque pretendo fazer um mestrado na Polônia”, completa Marcos.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1171 – 11/07/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE