Araucária oferece serviços gratuitos e sigilosos de diagnóstico de DSTs

Para fazer os testes rápidos não é preciso encaminhamento médico e os resultados ficam prontos em até 30 minutos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Para fazer os testes rápidos não é preciso encaminhamento médico e os resultados ficam prontos em até 30 minutos
Para fazer os testes rápidos não é preciso encaminhamento médico e os resultados ficam prontos em até 30 minutos

Araucária conta com um serviço muito importante para prevenir e diagnosticar as chamadas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Trata-se do Serviço de Orientação e Aconselhamento (SOA), que, além de orientar e aconselhar, como o próprio nome diz, também realiza testes rápidos para AIDS, Sífilis e Hepatites Virais (Hepatite B e Hepatite C) e faz o acompanhamento e tratamento nos casos de AIDS e das Hepatites.

Chegando ao SOA, a pessoa é orientada sobre as DSTs e aconselhada sobre a importância de se prevenir. Os principais cuidados são: usar cami­sinha (masculina ou feminina) durante as relações sexuais, inclusive no sexo oral, e não compartilhar equipamentos para uso de drogas (agulhas e seringas, por exemplo) e outros objetos que furam ou cortam, como os usados para fazer tatuagem, colocar piercing e fazer as unhas.

As grávidas também precisam se cuidar, pois algumas doenças podem ser transmitidas para o bebê antes e durante o parto. Por isso, o uso da camisinha e o não compartilhamento de equipamentos e objetos é muito importante também para as gestantes, assim como o acompanhamento durante a gravidez.

Para a coordenadora do SOA, Cleonice Aparecida de Oliveira, prevenir e diagnosticar rápido são as melhores opções quando o assunto é DST. “As pessoas precisam se cuidar mais para minimizar os riscos. E é muito importante diagnosticar precocemente essas doenças que podem ser controladas, pois, quando o diag­nóstico é tardio, a resposta ao tratamento nem sempre é a melhor”, explica.

Estatísticas

O Serviço Especializado no Atendimento de HIV/Aids e Hepatites Virais do Município de Araucária tem 512 pacientes cadastrados com HIV. O SOA tem ainda mais 219 pacientes cadastrados infectados com o vírus da Hepatite B ou C.

Em 2014 foram 53 novos casos diagnosticados com HIV somente no serviço público. Em 2015, até o mês de setembro, foram 27 novos pacientes diagnosticados no SOA.

Serviço

Para fazer os testes rápidos não é preciso encaminhamento médico prévio, nem estar em jejum, basta levar um documento com foto. O sangue é coletado por punção digital (uma picada na ponta do dedo) e os resultados ficam prontos entre 15 e 30 minutos. Endereço: Rua Guilherme da Motta Corrêa, nº 55 – Centro (complexo do NIS) Telefone: 0800 643 4125 Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

FOTO: CARLOS POLY / SMCS

Compartilhar
PUBLICIDADE