Home / Notícias / Geral / Araucária participa de vacinação contra HPV

Araucária participa de vacinação contra HPV

Araucária está ministrando a vacina contra o vírus HPV (principal causador do câncer de colo de útero), acompanhando a campanha nacional que iniciou no dia 10 de março e pretende imunizar meninas entre 11 e 13 anos. A vacina será aplicada nas escolas ou, se isso não ocorrer, as meninas dentro da faixa etária estabelecida, deverão ir diretamente à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de sua casa, munidas da carteira de vacinação (se tiverem) para receber a primeira dose.


A segunda dose da vacina será feita em seis meses, data em que a menina deverá ir novamente a UBS para receber e, a terceira dose, ocorrerá em cinco anos após a primeira, ou seja, em março de 2019.

Segundo a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Araucária, Leoni Machado, a população alvo para o município é de 3.487 adolescentes do sexo feminino, com 11 a 13 anos de idade. “A meta é atingir uma cobertura mínima de 80% de meninas vacinadas. Entre as estratégias utilizadas para atingir a meta está a parceria entre as equipes de Saúde e as equipes da Educação (escolas públicas e privadas) e, para isso estimulamos o diálogo entre os coordenadores das UBS e os diretores das escolas para que a vacinação desta população alvo seja realizada também nas dependências da escola”, explica Leoni.

A doença
A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero (exames preventivos), uso de preservativo em todas as atividades sexuais, entre outras ações, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir essa doença, que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 genótipos diferentes, sendo 12 deles considerados oncogênicos (ocasionam câncer) e estão associados a neoplasias malignas do trato genital, enquanto os demais subtipos virais estão relacionados a verrugas genitais e cutâneas. Os tipos virais oncogênicos mais comuns são HPV 16 e 18, associados aos casos de câncer do colo do útero, enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a lesões anogenitais. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual (oral, genital, anal e manual/genital).
 

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*